Radiofármacos em Desenvolvimento

  • 177Lu-PSMA

    Após a realização do exame de 18F-PSMA-1007, onde são identificadas lesões metastáticas provenientes do câncer de próstata, o PSMA marcado com o 177 Lu, um radionuclídeo emissor β-, é ideal para ser utilizado na terapia radionuclídica direcionada em pacientes com câncer de próstata metastático. O radiofármaco se liga nas células do câncer
    devido a grande afinidade do PSMA aos seus receptores presentes nestas células e a ação do 177 Lu causa a sua destruição.

  • 18F-AlF-NOTATOC

    Os tumores neuroendócrinos são considerados raros, no entanto, sua incidência tem crescido nos últimos anos, possivelmente devido ao surgimento de novas e mais sensíveis técnicas para sua detecção. Geralmente são encontrados na região gasto intestinal e apresentam uma superexpressão de receptores de somatostatina na superfície celular. Os análogos da somatostatina como o octreotide (TOC) são amplamente utilizados, em conjunto com um radioisótopo, para a detecção destes tumores. O 18F-AlF-NOTATOC é um radiofármaco capaz de detectar estes tumores e utiliza o 18 F como radioisótopo, o que confere vantagens sobre os radioisótopos mais utilizados atualmente como o 68 Ga e 99m Tc.