Loading...

CITA – CENTRO DE INOVAÇÃO EM TERAPIAS AVANÇADAS

Presente e proposta de futuro

Sobre

A proposta de um novo futuro

O Instituto do Cérebro da PUCRS (InsCer) atua há mais de dez anos com o compromisso de ser incansável na busca de respostas para o entendimento, diagnóstico e tratamento de doenças.

Agora, o InsCer projeta uma nova visão de futuro potencializando sua capacidade de inovação, com foco na busca da cura.

Esse futuro projetado se denomina CITA - Centro de Inovação em Terapias Avançadas que reforça o compromisso do InsCer em colocar a ciência a serviço da vida das pessoas.

Saiba como apoiar

O Projeto

Um projeto inédito.

O projeto une, em movimento sinérgico, tecnologias de ponta que atuarão de forma integrada no tratamento das disfunções que acometem milhares de pessoas, como câncer, Doença de Alzheimer, Parkinson e doenças raras.

FOTOS DO PROJETO

PERGUNTAS FREQUENTES

  • O que são terapias avançadas?

    São terapias que envolvem o uso de produtos biológicos (células, tecidos, genes ou anticorpos) para gerar impacto positivo na vida de pacientes com patologias complexas e com tratamento  e cura ainda não estabelecidos.

    Além do envolvimento de produtos biológicos, essas terapias frequentemente são personalizadas e ajustadas de paciente para paciente, analisando a complexidade e singularidade de cada patologia.

  • Como funcionam?

    Terapias avançadas são baseadas na modificação de células, genes ou tecidos dos pacientes, e visam corrigir o causador de determinada patologia.

    Para isso, são utilizadas técnicas de inteligência artificial e bioinformática para compreensão da interação entre proteínas, enzimas, genes e outras moléculas, e como esses contribuem para o desenvolvimento de patologias.

    Assim, é possível modificar células e usá-las como agente terapêutico (terapia celular); identificar genes que são alvos para serem utilizados no tratamento de uma determinada doença (terapia gênica); além de auxiliar no desenvolvimento de moléculas que possam ser utilizadas tanto no diagnóstico, quanto no tratamento de uma patologia (teranósticos).

  • Por quê?

    Concomitante ao aumento da longevidade da população, há um aumento no número de pacientes com diferentes doenças neurodegenerativas – como Doença de Alzheimer e Esclerose Múltipla, que ainda não conseguimos diagnosticar precocemente, nem tratamento que consiga mitigá-las.

    Na mesma direção, a incidência e diagnóstico de cânceres é crescente, seja em indivíduos adultos, idosos ou em crianças. Além disso, cada tipo de câncer responde de forma diferente aos tratamentos existentes.

    As doenças raras, por sua vez, têm significante incidência em crianças e necessitam do desenvolvimento de métodos para diagnóstico e tratamentos eficazes.

    Dessa forma, pesquisar e desenvolver tratamentos inovadores e personalizados impacta diretamente na qualidade de vida dos pacientes.

Saiba como apoiar o futuro da ciência.

Você tem interesse em apoiar o projeto? Você pode apoiar a construção deste futuro por meio de doação. As informações estão abaixo. Em caso de dúvidas, entre em contato via o nosso formulário ao lado.

Formas de doação:
BANRISUL  - Banco do Estado do RS
Conta Bancária: 06.205792.0-5
Agencia: 0257 - PUC
CNPJ: 88.630.413/0008-77
Nome: INSCER/CITA
Chave pix: [email protected]