Conheça o Centro de Pesquisa e Investigação Clínica (CEPIC) do InsCer
Área do Instituto destinada às pesquisas clínicas com estrutura física completa para receber voluntários e pesquisadores participantes de estudos.
O InsCer é o instituto de pesquisa, assistência e inovação em saúde da PUCRS. Neste ambiente integrado, são atendidos pacientes, médicos, pesquisadores, estudantes e empresas que buscam compreender, diagnosticar e tratar doenças. A pesquisa é uma de suas três frentes de atuação e se divide em dois setores: o Centro de Pesquisa Pré-Clínica (CPPC) e o Centro de Pesquisa e Investigação Clínica (CEPIC).
O Cepic é uma área destinada às pesquisas clínicas, ou seja, que investigam questões relacionadas a doenças humanas. Abriga salas para atendimento e uma estrutura física completa para receber pesquisadores e voluntários participantes dos estudos. Também possui um grupo de médicos que atuam como investigadores principais, e uma equipe multidisciplinar responsável pela condução dos estudos no centro.
Além disso, o Cepic disponibiliza serviços especializados voltados à investigação clínica, tais como: Eletroencefalograma, Polissonografia, Estimulação Magnética Transcraniana, Avaliação neuropsicológica para adultos e Avaliação multidisciplinar de crianças e adolescentes.
ENTENDA O QUE SÃO ESTUDOS CLÍNICOS
Um estudo clínico tem como objetivo investigar os efeitos da administração de um novo produto em indivíduos portadores de uma determinada doença, a fim de comprovar sua segurança, sua eficácia, avaliar a dose recomendada e verificar a ocorrência de efeitos adversos.
Novos medicamentos são analisados em laboratório, em testes pré-clínicos, e aqueles que forem aprovados passam a ser cuidadosamente estudados em pessoas através de estudos clínicos, que têm diferentes etapas.
FASES DOS ESTUDOS CLÍNICOS
Fase 1: tem como objetivo avaliar segurança e tolerância de um novo produto. Em geral, possui uma amostra de 20 a 100 voluntários (frequentemente, saudáveis)
Fase 2: tem como objetivo estabelecer o perfil e o valor terapêutico de um novo produto, bem como avaliar os riscos e benefícios de curto e médio prazos e reações adversas. Possui uma amostra de 100 a 200 voluntários (em geral, com a doença-alvo).
Fase 3: tem como objetivo estabelecer o perfil e o valor terapêutico de um novo produto, bem como avaliar os riscos e benefícios de curto e médio prazos e reações adversas. Entretanto ocorre em uma amostra com tamanho variável, em larga escala, em voluntários em geral, com a doença-alvo.
Fase 4: tem como objetivo verificar o valor terapêutico do produto, o surgimento de novas reações adversas e as estratégias de tratamento. São estudos que ocorrem após a comercialização do produto, possuem amostra indefinida e tem objetivo avaliação de tolerância da medicação e efetividade do medicamento a longo prazo.
ESTUDOS ATIVOS
Em 2023, o InsCer conta com diversos estudos, todos com foco em doenças neurodegenerativas e/ou doenças raras. Destes, seis estão na fase de recrutamento de voluntários nas áreas: Esclerose Múltipla, Doença associada ao anticorpo de glicoproteína de oligodentrócitos de Mielina (MOGAD), Miastenia gravis e Neuromielite óptica.
Para maiores informações sobre o recrutamento, acesse.
SERVIÇOS
O Cepic também oferece serviços na área da neurologia. São eles: Avaliação Multidisciplinar, Avaliação Neuropsicológica para Adultos e Idosos, Avaliação Neuropsicológica para Crianças e Adolescentes, Eletroencefalograma (EEG)/VIDEO – EEG diurno; Estimulação Magnética Transcraniana, Polissonografia Infantil e o Programa Mente Ativa.
Para maiores informações sobre os serviços, acesse.