Avaliação Neuropsicológica para Idosos

Para quem é indicado?
Pacientes acima de 55 anos. 

Precisa de requisição médica?
Sim, precisa de requisição médica ou de outro profissional da saúde (psicólogos, fonoaudiólogos, entre outros).

Como funciona no InsCer: 
A Avaliação Neuropsicológica é um procedimento de investigação clínica que visa esclarecer questões sobre o funcionamento cognitivo e comportamental dos pacientes. Para isso, realiza uma investigação profunda das funções cognitivas como a memória, a atenção, as funções executivas e a linguagem, visando a compreensão do perfil neuropsicológico do paciente (possíveis déficits e habilidades), estabelecendo hipóteses diagnósticas e o diagnóstico diferencial.

Essa avaliação é composta pelas seguintes especialidades: 

  • Psicólogo/Neuropsicólogo;
  • Fonoaudiólogo.

Preciso Agendar?
Sim, o agendamento é feito através do telefone (51) 3320-5900, de acordo com as disponibilidades de datas e horários do paciente e da equipe avaliadora.

Quem faz a Avaliação Neuropsicológica

Sabine Possa Marroni:
 Fonoaudióloga e Psicóloga, com formação em Neuropsicologia das Epilepsias, pelo Hospital São Lucas da PUCRS (HSL-PUCRS), Especialista em Reabilitação da Linguagem pelo IMEC; Mestrado em Ciências da Saúde com ênfase em Neurociências (FAMED-PUCRS) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica (IGG-PUCRS). Pesquisadora colaboradora do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (INSCER).

Danielle Irigoyen da Costa: Psicóloga, com formação em Neuropsicologia das Epilepsias e em Neuropsicologia Infantil pelo Hospital São Lucas da PUCRS (HSL-PUCRS), Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS/ Neurociências (FAMED-PUCRS) e Pós-doutorado pela Fundação Universitária de Cardiologia/ Instituto de Cardiologia do RS (FUC/IC-RS). Professora dos cursos de Psicologia e Medicina da PUCRS e pesquisadora do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer).