15 de Julho de 2022

Pesquisa avalia habilidades cognitivas de idosos com 60 anos ou mais

Um estudo vinculado ao projeto “Programa AtivAmente/PalavrAtiva de treino/estimulação linguístico-cognitiva para adultos e adultos idosos: estudo comportamental e de neuroimagem”, promovido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Instituto do Cérebro (InsCer), em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do ABC (UFABC) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), investiga como a pandemia afetou as habilidades cognitivas de idosos, incluindo linguagem, diferentes tipos de memória, funções executivas e atenção.

Para isso, a equipe de pesquisadores convida voluntários com 60 anos ou mais a responderem um questionário preliminar. Todos os participantes receberão uma avaliação de rastreio individual, realizada no Instituto do Cérebro, com profissionais de equipe multidisciplinar, em data a ser previamente agendada. Essa análise ocorrerá apenas no modelo presencial e os custos de deslocamento são de responsabilidade do voluntário.

Participam do trabalho os seguintes profissionais: Danielle Irigoyen da Costa, Sabine P. Marroni, Lucas Schilling, Lilian C. Hübner, Maria Teresa Carthery-Goulart e Erica dos Santos Rodrigues.

Avaliação das habilidades cognitivas em idosos

Pré-requisitos: ter 60 anos ou mais;
Questionário: disponível neste link
Avaliação individual: realizada presencialmente, no Instituto do Cérebro da PUCRS, em data a ser agendada; custos de deslocamento do voluntário não estão incluídos na pesquisa