19 de Setembro de 2023

InsCer recruta voluntários para pesquisas clínicas

Oferecidos no Centro de Pesquisa e Investigação Clínica (CEPIC) do InsCer, seis estudos clínicos estão em fase de recrutamento.

O InsCer é o instituto de pesquisa, assistência e inovação em saúde da PUCRS. Neste ambiente integrado, são atendidos pacientes, médicos, pesquisadores, estudantes e empresas que buscam compreender, diagnosticar e tratar doenças. A pesquisa é uma de suas três frentes de atuação e se divide em dois setores: o Centro de Pesquisa Pré-Clínica (CPPC) e o Centro de Pesquisa e Investigação Clínica (CEPIC). 

O primeiro destina-se à pesquisa experimental, em uma área que compreende laboratórios especializados em Neurociência, e que dispõem de diversos equipamentos com tecnologia de ponta para a realização de testes. São realizadas técnicas a nível celular e molecular que visam avaliar diferentes aspectos como a funcionalidade, o comportamento e a morfologia de células, bem como os mecanismos biológicos envolvidos. 

No Centro de Pesquisa e Investigação Clínica (CEPIC), são desenvolvidos estudos clínicos nacionais e internacionais que avaliam a eficácia e a segurança de tratamentos inovadores para pacientes com doenças neurodegenerativas e doenças raras. Desta forma, utiliza medicamentos que podem proporcionar melhores desfechos para estes pacientes e contribuir para o avanço da ciência no Brasil e no mundo.  

 

Entenda como funciona a pesquisa clínica 

Para a Farmacêutica e Analista de Pesquisa Clínica do InsCer, Karoline Flach, “a pesquisa tem importante impacto na sociedade, pois através de estudos clínicos é possível conhecer e compreender os dados reais sobre a segurança e eficácia de novos medicamentos. Os resultados obtidos nesses estudos são determinantes para a subsequente comercialização de um novo medicamento”. 

O CEPIC conta com uma equipe multidisciplinar que atua na condução dos estudos, além de uma estrutura física composta para atendimento dos voluntários, para administração de medicamentos intravenosos e para coleta de amostras biológicas. 

“Um estudo clínico tem com o objetivo investigar os efeitos da administração de uma nova terapia em voluntários humanos, e por isso é tão importante que sejam cumpridos padrões nacionais e internacionais como as Boas Práticas Clínicas, garantindo a integridade física e psíquica dos sujeitos envolvidos”. O médico neurologista Dr. Marco Koff, responsável técnico do CEPIC, salienta e destaca a segurança do processo e o rigor na condução dos estudos clínicos no Inscer. 

 

Confira as pesquisas que estão em recrutamento 

Em setembro de 2023, o InsCer conta com 16 estudos ativos, todos com foco em doenças neurodegenerativas e/ou doenças raras. Destes, seis estão na fase de recrutamento de voluntários nas áreas: Esclerose Múltipla, Doença associada ao anticorpo de glicoproteína de oligodentrócitos de Mielina (MOGAD), Miastenia gravis e Neuromielite óptica. 

Para maiores informações sobre o recrutamento, acesse.