07 de Abril de 2022

InsCer integra rede de pesquisa contemplada por edital da Fapergs

O Laboratório de Medicina Regenerativa, Tecnologia Celular e Tecidual do Centro de Pesquisa Pré-Clínica (CPPC) do Instituto do Cérebro (InsCer) da PUCRS é um dos locais que fazem parte da Rede Gaúcha de Genômica Aplicada à Saúde, iniciativa contemplada pelo edital do programa Redes Inovadoras de Tecnologias Estratégicas (RITEs), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapergs). Com investimento público de R$ 3 milhões, a Rede tem como objetivo integrar sete centros de pesquisa que vão acelerar a medicina genômica no Rio Grande do Sul.

“Nosso laboratório será uma plataforma de reprogramação celular para a Rede Gaúcha de Genômica Aplicada à Saúde, desenvolvendo a técnica de geração de células-tronco pluripotentes induzidas. Vamos promover a investigação in vitro de mecanismos celulares a partir de células obtidas de pacientes acometidos por diversas patologias”, explica Daniel Marinowic, coordenador do CPPC do InsCer.

Além do Laboratório da PUCRS, também integram a Rede Gaúcha de Genômica Aplicada à Saúde as seguintes instituições: Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), UFRGS, UFPel, Unipampa, Furg e Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor.