PUCRS Pesquisa: um novo projeto para valorizar ainda mais a ciência

Neste 8 de julho, Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, celebramos os mais de 380 pesquisadores e pesquisadoras que fazem nossa Universidade ser reconhecida nacional e internacionalmente pela excelência científica. Nosso time de especialistas propõe o estudo de temas que visam a promoção da saúde e do bem-estar, de novas terapias que apoiam diagnóstico e tratamento. Buscam investigar os desafios de um mundo dinâmico e interconectado, onde nos deparamos com desenvolvimentos tecnológicos cada vez mais velozes. Questionam o papel de cada um na realidade em que vivemos, refletindo sobre fatos históricos e buscando soluções que assegurem as conquistas das sociedades contemporâneas.

Nossos pesquisadores e pesquisadoras buscam o desenvolvimento sustentável da humanidade, passando pelo conhecimento da biodiversidade e estudo sobre novas formas de utilização racional dos recursos naturais. Tudo isso ao mesmo tempo em que desenvolvem e inovam nas áreas de materiais, sistemas integrados, otimização e confiabilidade de sistemas, robótica e big data. Um universo que abriga dezenas de outros universos que refletem a imensidão que é o campo do conhecimento.

Foi pensando em todo esse protagonismo que escolhemos esta data para lançar o PUCRS Pesquisa, nova editoria que busca levar para nossos canais oficiais conhecimento, informação e toda a relevância das pesquisas desenvolvidas na Universidade. A iniciativa visa traduzir de forma acessível e descomplicada as novidades de cada área do conhecimento, os avanços, os desafios e tudo que permeia o universo da pesquisa.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Assessoria de Comunicação e Marketing da PUCRS e tem como objetivo dar mais visibilidade ao trabalho dos pesquisadores e pesquisadoras que integram a Universidade, reforçar a relevância e o impacto da pesquisa da PUCRS na sociedade e ampliar o acesso ao conhecimento produzido.

Estrutura e conteúdo

Atualmente, são mais de 2 mil projetos de pesquisa em andamento na Universidade, espalhados pelas mais variadas áreas do conhecimento. Os professores que formam estudantes também investem seu tempo em busca de soluções para grandes questões da atualidade.

Os esforços impactam diretamente e indiretamente a população como um todo e envolvem centenas de colaboradores. Em tempos em que a ciência mostra cada vez mais sua relevância nas mais diversas esferas da sociedade, queremos apresentar, informar e celebrar o conhecimento desenvolvido pela nossa comunidade.

A pesquisa desenvolvida na PUCRS está diretamente relacionada com a atuação das estruturas de pesquisa, constituídas por 377 grupos de pesquisa, 15 centros, 109 laboratórios e 78 núcleos, bem como por quatro institutos: Instituto de Geriatria e GerontologiaInstituto do Petróleo e dos Recursos NaturaisInstituto do Cérebro e Instituto do Meio Ambiente. Além disso, a atividade de pesquisa está integrada com os 23 programas de pós-graduação, com 23 cursos de mestrado e 22 programas de doutorado.

PUCRS Pesquisa: protagonismo nas 7 Escolas

O PUCRS Pesquisa contou com todo o suporte e apoio dos sete coordenadores de pesquisa que representam cada Escola da Universidade. São eles: os docentes Edimara Luciano (Escola de Negócios), Rita Mattiello (Escola de Medicina), Magda Cunha (Escola de Comunicação, Artes e Design), João Weber (Escola de Ciências da Saúde e da Vida), Paulo Caliendo (Escola de Direito), Charles Monteiro (Escola de Humanidades) e Márcio Pinho (Escola Politécnica). É a partir da colaboração de todos que as pesquisas saem dos laboratórios e unidades e chegam até ao time de comunicação.

Para ficar por dentro das ações do PUCRS Pesquisa e de tudo que acontece neste universo siga os canais oficiais da PUCRS no InstagramTwitterFacebookLinkedIn e TikTok.