24 de Outubro de 2023

Pesquisadora do InsCer é nomeada membra afiliada da Academia Brasileira de Ciências

Cristiane Furini, pesquisadora e coordenadora do Laboratório de Cognição e Neurobiologia da Memória do InsCer, foi nomeada neste mês. Afiliação é destinada para membros com renomada trajetória acadêmica antes dos 40 anos

Cristiane Regina Guerino Furini, professora da Escola de Medicina, pesquisa as construções de memória, investigando estruturas cerebrais, mecanismos moleculares e influências comportamentais envolvidas na consolidação, persistência, extinção e reconsolidação de memórias no Instituto do Cérebro e também no Instituto de Geriatria e Gerontologia. A professora possui 10 projetos de pesquisa em andamento, é revisora de 6 periódicos nacionais e internacionais, além de já ter conquistado 7 prêmios durante sua trajetória acadêmica.

No último dia 17 de outubro, a professora foi diplomada como membra afiliada da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A cerimônia foi realizada no Centro Cultural da UFRGS e contou com a presença de Carlos Eduardo Lobo E Silva, pró-reitor da Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS.

A Academia existe desde 1916 e tem como uma das suas missões identificar e estimular jovens com grande potencial para Ciência. Os membros afiliados são os pesquisadores de excelência, com até 40 anos, que são convidados a fazerem parte dos quadros da ABC por um período de cinco anos.

Cristiane conta que se sente extremamente realizada com essa conquista. “O sentimento é de honra pela oportunidade. É uma honra estar entre estes selecionados e ter contato com inúmeros pesquisadores de diferentes áreas que também fazem partes. É um grande momento de reconhecimento das pesquisas que tenho me dedicado desde a graduação” destaca.

Além disso, a professora destaca em seu percurso os estudos desenvolvidos e também as pessoas que a incentivaram nessa jornada. “Os principais pontos da minha carreira são a consistência dos meus trabalhos, os anos dedicados e as atividades desenvolvidas com o professor Izquierdo me ensinaram muito e isso foi muito importante, foi um grande mestre”. Para o futuro, a pesquisadora almeja continuar seus trabalhos já desenvolvidos em ensino e aprofundar as pesquisas sobre memória.

Divulgação: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação