Para entrar na história: nasce o CITA
Instituto do Cérebro e Finep assinam contrato de R$ 47 milhões.
Um dia para celebrar o futuro da ciência no Brasil. Na manhã desta quinta-feira (24/10), o Instituto do Cérebro assinou o contrato referente ao edital Mais Inovação Saúde-ICT, promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no valor R$ 47 milhões.
O InsCer conquistou o 1º lugar no edital, disputado com outras instituições de renome.
InsCer do futuro
O projeto vencedor, intitulado PLATGENEDT, tem como objetivo principal o desenvolvimento da terapia gênica - uma plataforma inovadora de pesquisa que contribuirá com novas respostas para doenças raras e neurodegenerativas.
Para isso, o InsCer criará o Centro de Inovação em Terapias Avançadas - o CITA. Enquanto o InsCer de hoje já é referência em compreensão e diagnóstico, o futuro do Instituto do Cérebro terá como essência o tratamento e a possibilidade de cura para doenças como Alzheimer, Parkinson e câncer.
"É um momento de grande alegria, pois a terapia gênica é um dos pilares do CITA, que será a grande transformação do InsCer. Quando unimos políticas públicas, recursos, inovação e propósito, salvamos o país”, afirmou o diretor do Instituto do Cérebro, Jaderson Costa da Costa.
O projeto PLATGENEDT será conduzido por um time multidisciplinar de pesquisadores do InsCer, sob coordenação de Jaderson Costa da Costa.
Trabalho em equipe
Para o momento da assinatura do edital, além pesquisadores e membros da gestão do InsCer e da Pró-Reitoria da PUCRS, estavam presentes o reitor da Universidade, Irmão Evilázio Teixeira, o vice-reitor Ir. Manuir Mentges, e o presidente da Finep, Celso Pansera.
“Hoje é um dia histórico para a PUC e para o Rio Grande do Sul. Este é um passo inédito que estamos dando; o apoio e a visão da Finep são fundamentais para seguirmos em frente, e é assim que mudamos o mundo: quando realizamos juntos”, destacou Irmão Evilázio, lembrando que este é o maior projeto na história da Universidade.
“A assinatura deste projeto é o cumprimento de um dever de governo e um momento muito simbólico para a gestão da Finep. Precisamos garantir que mais pessoas tenham acesso a tratamentos, à Medicina como um todo, e nossa expetativa é, em dez anos, financiar ainda mais projetos como esse”, apontou o presidente da Finep, Celso Pansera.
***
O InsCer é o Instituto de pesquisa, assistência e inovação em saúde da PUCRS, idealizado para colocar a ciência à serviço da vida das pessoas. Somos o único instituto no Brasil que reúne, em um só lugar, um centro de diagnóstico por imagem com os mais avançados equipamentos de radiologia e medicina nuclear, um centro de pesquisa clínica e pré-clínica com padrão internacional, e um centro de produção de radiofármacos.