12 de Junho de 2020

Obras no estacionamento do HSL vão melhorar fluxo no Campus da Saúde

AvIpiranga_CamilaCunha_PUCRS-900x562

Iniciaram nesta semana as obras de alteração viária no acesso ao Hospital São Lucas. O objetivo é qualificar o acesso ao Hospital e demais serviços do Campus da Saúde, bem como gerar melhorias no trânsito da Av. Ipiranga.

Com cronograma de duração de 120 dias, a obra trará como resultados:

• Solucionar o problema crônico de engarrafamentos na entrada do estacionamento do Hospital em horários de pico, com consequências para o trânsito na Av. Ipiranga (sentido bairro-centro). Para isso haverá a inversão do fluxo viário, fazendo com que a nova entrada seja alinhada à nova ponte, entregue em 2019. Com isto, a atual entrada (junto ao Parque Esportivo) se tornará a saída quando a obra for concluída.
• Disponibilizar mais vagas no estacionamento. Necessidade que surge com o aumento de circulação previsto com a ampliação dos serviços do Campus da Saúde, que abriga o Hospital, o Instituto do Cérebro (InsCer), o Parque Esportivo, o Centro Clínico, entre outros serviços.
• As melhorias também significam uma importante entrega para a nossa cidade, na medida em que terá impacto positivo no fluxo geral do trânsito, além de beneficiar o acesso e deslocamento dos usuários que procuram nossos serviços. Para que a obra no estacionamento tenha início, uma planejada e cuidadosa remoção de árvores – autorizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) -, será necessária e deve se estender por cerca de 45 dias. Vale ressaltar que a compensação foi devidamente realizada e, além disso, a Universidade vai transplantar oito árvores especiais para o Campus.

Prezando pela segurança de todos, a Gerência de Infraestutura da Universidade (Geinfra) vai trabalhar com interdições pontuais e, no decorrer das obras, sinalizar as mudanças necessárias no fluxo para minimizar ao máximo eventuais transtornos.