Neuroimagem da Cognição Humana

Investigamos processos psicológicos da aprendizagem e cognição humanas e suas bases neurais por meio da neuroimagem funcional, e buscamos desenvolver novos processos para análises de índices neurais com aprendizagem de máquina. Investigamos processos psicológicos e bases neurais (1) da aprendizagem da leitura e dislexia do desenvolvimento e (2) dos efeitos do ambiente no desenvolvimento e na cognição humana. A pesquisa do grupo busca sempre produzir evidências que, em última instância, possam servir a políticas públicas de educação e saúde. Nossa equipe trabalha em constante interação com as ciências da computação, a partir de qual colaboração os estudos com aprendizagem de máquina e técnicas computacionais avançadas aplicadas à classificação de estados mentais almejam novas abordagens para o entendimento dos sistemas neurais complexos que subjazem a cognição humana.

Coordenador

EQUIPE

  • Alexandre Franco, Nathan Kline Institute, NY, NY.
  • Adriana Corrêa Costa, Fonoaudióloga e Psicopedagoga
  • Felipe Meneguzzi, Escola Politécnica, PUCRS
  • Jaderson Costa da Costa, Escola de Medicina, PUCRS
  • Mirna Wetters Portuguez, Escola de Medicina, PUCRS
  • Rodrigo Grassi-Oliveira, Escola de Medicina, PUCRS
  • Lucas Araújo de Azeredo – Pós-Doutor PPGMCS, Neurociências (pos-doc)
  • Nathalia Bianchini Esper – Doutoranda PPGMCS, Neurociências (doutorando)
  • Letícia Leite – Doutoranda PPGMCS, Neurociências (doutorando)
  • Mariana Teixeira – Doutoranda PPGL, Linguística (doutorando)  

LINHAS DE PESQUISA

Neurociências da Cognição Humana

Neuroeducação

Neuroinformática

Transtornos de Aprendizagem 

PRINCIPAIS ARTIGOS PUBLICADOS

Buchweitz, Augusto; de Azeredo, Lucas Araújo ; Vieira, Breno Sanvicente; Cará, Valentina Metsavaht; Esper, Nathália Bianchini ; Soder, Ricardo Bernardi ; da Costa, Jaderson Costa ; Portuguez, Mirna Wetters ; Franco, Alexandre Rosa ; Grassi-Oliveira, Rodrigo . Violence and Latin-American preadolescents: a study of social brain function and cortisol levels. DEVELOPMENTAL SCIENCE, v. 22, p. e12799, 2019.

Cara, Valentina Metsavaht ; Esper, Nathalia Bianchini ; de Azeredo, Lucas Araújo ; Iochpe, V. ; Dalfovo, N. P. ; Santos, R. C. ; Vieira, Breno Sanvicente ; Grassi-Oliveira, Rodrigo ; Franco, A. R. ; Buchweitz, Augusto. An fMRI study of inhibitory control and the effects of exposure to violence in Latin-American early adolescents: alterations in frontoparietal activation and performance.. SOCIAL COGNITIVE AND AFFECTIVE NEUROSCIENCE (ONLINE), 2019.

Buchweitz, AugustoCosta, Adriana CorrêaToazza, Rudineia; de Moraes, Ana Bassôa; Cara, Valentina Metsavaht ; Esper, Nathalia Bianchini ; Aguzzoli, Cristiano; Gregolim, Bruna ; Dresch, Luiz Fernando; Soldatelli, Matheus Dorigatti ; da Costa, Jaderson Costa ; Portuguez, Mirna Wetters ; Franco, Alexandre Rosa . Decoupling of the Occipitotemporal Cortex and the Brain?s Default-Mode Network in Dyslexia and a Role for the Cingulate Cortex in Good Readers: A Brain Imaging Study of Brazilian Children. DEVELOPMENTAL NEUROPSYCHOLOGY, v. 44, p. 146-157, 2019.

Heinsfeld, Anibal Sólon; Franco, Alexandre Rosa; Craddock, R. Cameron; Buchweitz, Augusto; Meneguzzi, Felipe . Identification of autism spectrum disorder using deep learning and the ABIDE dataset. NeuroImage-Clinical, v. 17, p. 16-23, 2018.

Lent, R. (Org.) ; Buchweitz, A (Org.) ; Mota, M. (Org.) . Ciência para Educação: uma ponte entre dois mundos. 1. ed. São Paulo: Atheneu, 2018. v. 1. 271p .

CONTATO

E-mail: [email protected] e [email protected]