04 de Agosto de 2022

Música influencia positivamente no bem-estar e na qualidade de vida

Apresentação de chorinho no Hemisfério Cultural

Você sabia que a música influencia no bem-estar, qualidade de vida e até mesmo na felicidade? Um levantamento realizado em 2020 pela American Association of Retired Persons (AARP) apontou que os ouvintes de música tinham pontuação maior de bem-estar mental e menor de ansiedade e depressão na comparação com a população em geral. A capacidade cognitiva também se mostrou melhor entre aqueles que declararam que ouviam música com frequência.

Pesquisadores da Johns Hopkins também já mostraram que o hábito de ouvir música influencia na pressão arterial e na dor, além de melhorar a qualidade do sono, do humor e a memória.

Evidências como essas fundamentaram o projeto Hemisfério Cultural, iniciativa que leva, uma vez por mês, música de qualidade para colaboradores do Instituto do Cérebro, da PUCRS e comunidade em geral.

A proposta, idealizada pelo InsCer em parceria com o PUCRS Cultura, é oferecer um momento de respiro em meio ao dia a dia atribulado - especialmente para profissionais que atuam no Campus da Saúde.

"Alimenta a alma!", diz o diretor do InsCer, Jaderson Costa da Costa.

As apresentações ocorrem sempre na primeira quinta-feira de cada mês no anfiteatro do InsCer e têm entrada franca. O Hemisfério Cultural conta com o patrocínio da Unicred Porto Alegre.