20 de Abril de 2022

Jorge Guimarães é o convidado da Reunião Científica do InsCer

Jorge Guimarães, presidente da Embrapii

O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação na Indústria (Embrapii), Jorge Almeida Guimarães, foi o sexto convidado da Reunião Científica do Instituto do Cérebro (InsCer) da PUCRS, que ocorreu nesta quarta-feira (20). No encontro, ele apresentou o modelo da Embrapii, entidade que objetiva apoiar as instituições de pesquisa tecnológica e fomentar a inovação na indústria brasileira.

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Guimarães tem um currículo extenso, que inclui doutorado em Bioquímica pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp) e pós-doutorado no National Institutes of Health (NIH), dos Estados Unidos.

“Ele publicou cerca de 170 artigos científicos sobre enzimas proteolíticas e peptídeos que interferem no processo da coagulação e, da hemostasia e da trombose. Formou mais de 30 mestres e doutores”, destacou o diretor do InsCer, Jaderson Costa da Costa ao apresentar o palestrante.

Ao iniciar sua fala, Guimarães resumiu Empresa:

“É uma associação de interesse público que objetiva incentivar as instituições de pesquisa e as empresas”.

“Mas por que uma Embrapii? Pelo contraste entre produção científica e desenvolvimento tecnológico no Brasil. Ocupamos a 13ª posição em ciência e a 57ª no Global Innovation Index, consequentemente, temos um baixo índice de inovação tecnológicas. Portanto, temos a necessidade de ampliar os centros de pesquisa e desenvolvimento", completou.

Guimarães discorreu sobre o sistema Embrapii e também mostrou as empresas que já estão no rol de atendimento da instituição. Ao fim da palestra, o diretor do InsCer demonstrou entusiasmo com as possibilidades que a Embrapii oferece:

“A gente conhece um aspecto, mas não o todo. Fiquei empolgado, pois o InsCer tem condições de ser um centro Embrapii. Chegamos a um nível de maturidade que nos permite isso”.

As reuniões científicas do InsCer ocorrem de forma gratuita, sempre às quartas-feiras, das 12h15min às 13h15min, no Anfiteatro da instituição (Prédio 63). As apresentações também podem ser acompanhadas pela plataforma Zoom pelo link.