17 de Julho de 2020

Inteligência artificial estima ocupação de leitos por coronavírus no HSL

25732714-700x380

O coordenador do Centro de Imagem do Instituto do Cérebro do RS e professor da Escola de Medicina da PUCRS, Bruno Hochhegger deu uma entrevista ao site Gaúcha/ZH sobre o uso da inteligência artificial para estimar a ocupação de leitos nos hospitais em pacientes com coronavírus.

O também pesquisador Bruno Hochhegger explica que a pesquisa é feita por meio do uso de inteligência artificial nas tomografias de tórax realizadas em pessoas infectadas pela Covid-19. Segundo ele, o software avalia o exame e relaciona com a necessidade desse paciente ser entubado ou precisar de ventilação mecânica no futuro. O pesquisador mostra qual o percentual de pacientes que vão precisar ser hospitalizados.
“Com os exames e a aplicação de parâmetros, conseguimos desenhar a curva de recuperação ou piora do paciente, prevendo se ele terá de usar ventilação mecânica ou não. É um método muito mais ancorado que a projeção matemática. E a plataforma não está focada apenas nos casos de coronavírus, mas poderá ser usada em todas as síndromes respiratórias graves, inclusive em futuras pandemias”, observa o pesquisador.
O objetivo é o de que haja maior assertividade na reserva de vagas em hospitais, podendo prever a necessidade de leitos para os próximos 15 a 30 dias.
A ideia é que o sistema esteja operacional em três meses e possa ser disponibilizado para toda a rede de saúde de Porto Alegre. Por enquanto, o software já está em uso no Hospital São Lucas da PUCRS.
O projeto foi contemplado no Edital Emergencial Ciência e Tecnologia no Combate à Covid-19, lançado em abril pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), e possui o trabalho de uma equipe de pesquisadores multidisciplinar.
Confira a matéria da Gaúcha/ZH aqui.

Fonte: Gaucha  ZH / Divulgação: HSL