InsCer recebe a visita de comitiva polonesa

Visita de comitiva polonesa no InsCer

O Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) recebeu, na manhã de terça-feira (15), a visita de uma comitiva da John Paul II Catholic University of Lublin (KUL), da Polônia. Na ocasião, o reitor da instituição, Rev. Prof. Dr. Hab. Miroslaw Kalinowski, o embaixador da Polônia no Brasil, Jakub Skiba, o cônsul-honorário de Porto Alegre, Sergio Sechinski, o reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil, Pe. Zdzislaw Malczewski , e a diretora de assuntos internacionais da Embaixada polonesa no Brasil, Iga Jakubowska, conheceram as instalações de pesquisa, de produção de radiofármacos e de assistência do InsCer.

"A visita foi muito proveitosa e agradável”, descreveu o diretor do InsCer, Jaderson Costa da Costa.

Antes do fim do tour, acrescentou Costa, o reitor da KUL externou o desejo de estabelecer um acordo de cooperação entre as instituições:

"Eles têm uma área de biologia molecular bastante desenvolvida e gostariam de promover trocas de experiências entre pesquisadores nossos e da universidade polonesa. Esse foi o ponto alto do encontro: acertar essa possível parceria”, comemorou Costa.

O InsCer fez parte de um roteiro que o grupo percorreu pelo campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Inicialmente, a comitiva foi recebida no Salão Nobre da Reitoria, onde estavam presentes o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Eduardo Lobo e Silva, e o Decano da Escola de Humanidades, Draiton Gonzaga. Na ocasião, foi assinado o convênio de cooperação internacional entre PUCRS e KUL, o primeiro da Universidade com a Polônia. Depois deste momento, ocorreu uma reunião no Escritório de Cooperação Internacional para alinhar novos projetos de incentivo à cultura polonesa contemporânea e o idioma polonês, fomentando a pesquisa e intercâmbio.