InsCer publica em revistas internacionais achados sobre Covid

A equipe de pesquisadores do Instituto do Cérebro do RS continua transformando os desafios do enfrentamento à pandemia do novo coronavírus em sólidas publicações científicas. O Laboratório de Neurociências do InsCer, coordenado pelo Dr. Jaderson Costa da Costa, publicou dois artigos científicos em importantes revistas internacionais, conduzidas pelo pesquisador e professor Daniel Marinowic.

Um deles aborda o novo protocolo para detecção molecular do SARS-CoV-2 e foi publicado na revista Scientific Reports, um dos braços da conceituada revista Nature, podendo se configurar em uma alternativa para testagem por PCR em larga escala populacional. “Este é um protocolo que desenvolvemos para detecção por PCR utilizando reagentes mais baratos e acessíveis. Poderia ser adotado para testagem em massa com confirmação de positivos pelo protocolo padrão”, afirma Marinowic.

O segundo artigo, publicado na Frontiers in Medicine, apresenta um relato de caso de alterações em diversos órgãos de um recém-nascido devido ao mal perfusão placentário na gestação. A paciente e gestante tinha uma doença sanguínea muito leve e foi infectada pelo novo coronavírus quinze dias antes do parto, sugerindo uma importante comorbidade que merece grande atenção durante o período gestacional.

Cliquem abaixo para ler os artigos na íntegra:

https://www.nature.com/articles/s41598-021-81245-0

https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fmed.2021.624166/abstract