InsCer apresenta novos pesquisadores

Foto: Mariana Haupenthal

Quatro novos pesquisadores e três bolsistas de pós-doutorado iniciaram sua jornada no Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) na última segunda-feira (14). O evento de acolhida aconteceu no anfiteatro da instituição, com a presença do reitor, Ir. Evilázio Teixeira; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Eduardo Lobo e Silva; e do diretor do InsCer, Jaderson Costa da Costa.

Em sua fala de boas-vindas aos novos pesquisadores, o reitor da PUCRS destacou o reconhecimento do Instituto no Brasil e no Exterior, considerado um expoente da inovação, do trabalho colaborativo, networking e tecnologia de ponta.

“O InsCer, para a PUCRS, representa o fortalecimento da esperança na promoção da vida, no diagnóstico, e na cura”, complementou.

Para o pró-reitor Carlos Eduardo Lobo e Silva, o Instituto materializa um modelo de referência para a Universidade.

“A receita combina três ingredientes: pesquisa de excelência internacional, interdisciplinaridade e aplicação das pesquisas e seus resultados, combinação esta que gera inovação e impacto social, em um processo ancorado na busca pela sustentabilidade”, destacou.

Já o diretor do Instituto destacou a importância da pesquisa translacional, envolvendo a pesquisa básica, a pesquisa clínica e a ciência aplicada.

“Entendemos que as publicações fazem parte, mas não são o fim. O ponto final é fazermos esforços para tentar entregar para a comunidade produtos, serviços e soluções inovadoras. Temos que ser ousados”, comentou Costa da Costa.

Conheça os novos pesquisadores
Os novos pesquisadores atuarão no Centro de Pesquisa Pré-Clínica (CPPC). São eles: Gabriele Goulart Zanirati (área de atuação: Nanomedicina e Medicina Regenerativa), Andréa Wieck Ricachenevsky (Imunologia), Fernando Mendonça Diz (Nanotecnologia biológica e de materiais) e Karine Rech Begnini (Farmacologia Celular e Molecular). Já os pós-doutorandos são Fernando Antônio Costa Xavier (Medicina Genômica e Biologia Molecular), Andreia Luisa Alencar Tavares (Eletrofisiologia) e Thamiris Becker Scheffel (Cultura de Células).

Ainda durante o evento, o pesquisador Daniel Marinowic apresentou o CPPC e seus laboratórios. Em seguida, a pesquisadora Gabriele Zanirati falou sobre as linhas de pesquisa desenvolvidas no Instituto e, por fim, um grupo de estudantes apresentou o InsCerMind7, novo projeto que une inovação e medicina.