06 de Julho de 2022

Hemisfério Cultural: Olinda Allessandrini - O Piano das Américas

Olinda sobe ao palco do InsCer nesta quinta-feira

No dia 7 de julho, quinta-feira, às 12h30min, a PUCRS Cultura, em parceria com o Instituto do Cérebro (InsCer), dá continuidade ao projeto Hemisfério Cultural. A terceira apresentação da série é feita pela pianista Olinda Allessandrini, que conduzirá o público a um passeio pelo continente americano através da música de diversos países. Com influências europeias e africanas, o repertório escolhido conta com ritmos cativantes e melodias poéticas, que conformam um panorama rico e diversificado da música para piano nas Américas. O evento acontece no Auditório do Instituto de Cérebro, prédio 63, no Campus do PUCRS. A entrada é gratuita e aberta ao público, com ocupação máxima de 250 pessoas.

O Hemisfério Cultural é um projeto de apresentações musicais que acontece no Auditório do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul, com curadoria do maestro Marcio Buzatto. O intuito é levar a música para o local, proporcionando o enriquecimento cultural e a potencialização de ferramentas cognitivas. O projeto conta com o patrocínio da Unicred Porto Alegre e ocorre em toda primeira quinta-feira do mês, com programação prevista até dezembro deste ano.

 

Sobre a pianista

Olinda Allessandrini é uma das mais versáteis e conceituadas pianistas brasileiras da atualidade. Seu repertório abrange uma vasta escolha de obras para piano solo, além de música de câmara e concertos com orquestras. Sua discografia conta com 11 CDs, dedicados à música de Villa-Lobos, Radamés Gnattali, Chiquinha Gonzaga e Araújo Vianna, além dos CDs Panorama Brasileiro, Valsas, pamPiano, Ébano e Marfim, Um piano na Esquina e Schubert, Schumann, Liszt. A artista também participou de 17 CDs como pianista convidada e lançou o DVD pamPiano, com direção do cineasta Caio Amon. Sua trajetória inclui palestras, cursos, festivais no Brasil e no exterior, recitais com caráter didático, pesquisa de repertórios brasileiro e latino-americano, participação em livros e publicação de artigos sobre música para jornais.

 

Programa

Heitor Villa-Lobos (Brasil, 1887-1959) - Alma Brasileira

Louis Moreau Gottschalk (USA, 1829-1869) - Manchega

Ernesto Lecuona (Cuba, 1895-1963) - Danza Negra

Jorge Lobito Martinez (Paraguai, 1952-2003) - Juego de Niños

Carlos Guastavino (Argentina, 1912-2000) - Romance de Cuyo

Francisco Mignone (Brasil, 1897-1986) - Tango

Fructuoso Vianna (Brasil, 1896-1976) - Dança de Negros

George Gershwin (USA, 1898-1937) - The man I Love

Moises Moleiro (Venezuela, 1904-1979) - Joropo

Arturo Márquez (México, 1950) - Danzón nº 2