20 de Julho de 2022

Hemisfério Cultural: Elias Barboza, Quarteto

No dia 4 de agosto, quinta-feira, às 12h30min, a PUCRS Cultura, em parceria com o Instituto do Cérebro (InsCer), dá continuidade ao projeto Hemisfério Cultural. A quinta apresentação da série é feita pelo premiado bandolinista Elias Barboza, acompanhado pelos artistas Caio Maurente (contrabaixo), Lucas Fê (percussão) e Matheus Kleber (acordeon). O repertório do evento apresenta clássicos do choro com um sabor contemporâneo. A apresentação acontece no Auditório do Instituto do Cérebro, prédio 63 no Campus do PUCRS, com entrada gratuita e aberta ao público.

O Hemisfério Cultural é um projeto de apresentações musicais no Auditório do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul, com curadoria do maestro Marcio Buzatto. O intuito é levar música para o local, proporcionando o enriquecimento cultural e a potencialização de ferramentas cognitivas. O projeto conta com o patrocínio da Unicred Porto Alegre e ocorre em toda primeira quinta-feira do mês, com programação prevista até dezembro deste ano.

Sobre os músicos

Elias Barboza é bandolinista, compositor, arranjador, produtor e educador musical, licenciado em Música pelo IPA. Foi solista de diversas orquestras e lançou três discos, sendo um deles com o grupo Sexteto Gaúcho. Com o disco Luminoso – Elias Barboza Quinteto (2018), ganhou o Prêmio Açorianos de Música nas categorias Melhor Disco Instrumental e Melhor Compositor. Além disso, recebeu prêmios nos festivais Monda da Canção e Musicanto.

Caio Maurente é baixista, compositor e arranjador. Circula com versatilidade entre o pop, o samba/mpb/regional e o jazz. Em sua carreira, já atuou com artistas de renome nacional e internacional, como Daniel, Ivete Sangalo, Alexandre Pires, John Secada e Chitãozinho e Xororó.

Lucas Fê é baterista. Atualmente, faz parte do grupo Kiai, ao lado de Dionísio Souza e Marcelo Vaz, com quem gravou dois álbuns: Além (2018) e Kiai ll (2020). Atua na assistência de produção geral do coletivo de artistas Pedra Redonda, sendo responsável pelo suporte nas áreas de produção musical, design e produção cultural e executiva.

Matheus Kleber é acordeonista e pianista graduado em Composição Musical pela UFRGS e mestre em Estudos Instrumentais e Performance Musical pela UNICAMP. É professor na FUNDARTE e no projeto OUVIRAVIDA. Participou de mais de 80 discos, entre eles IDA, trabalho autoral em duo com o violonista e bandolinista Pedro Franco, e o CD Congruências, seu primeiro álbum solo lançado em 2016. Atuou em diversas orquestras como solista e arranjador.

O quê: Hemisfério Cultural: Elias Barboza, Quarteto

Data: 04 de agosto (quinta-feira)

Horário: 12h30min

Local: Auditório do InsCer, Prédio 63, no Campus da Saúde PUCRS – Avenida Ipiranga, 6690