Faça sua pesquisa no InsCer

Prezado pesquisador(a),

Segue abaixo o fluxo para que uma pesquisa seja realizada no InsCer.

As pesquisas realizadas em qualquer das dependências no InsCer devem ser inicialmente submetidas a Comissão Cientifica do INSCER

A execução, total ou parcial, de projetos de pesquisa de qualquer natureza nas dependências do INSCER deverão ser previamente autorizadas pela Comissão de Pesquisa do INSCER (CC-INSCER). O mérito e pertinência do projeto de pesquisa serão analisados e aprovados pela CC-INSCER, que poderá solicitar encaminhamento do mesmo para análise do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), de acordo com a proposta. A autorização para início das atividades do projeto de pesquisa dependerá da aprovação final nas três instâncias, CC-INSCER, CEP e CEUA, conforme for o caso. Tais medidas visam proteção contra possíveis conflitos, danos ou sanções decorrentes de práticas científicas conduzidas de maneira inadequada frente ao Conselho Nacional de Saúde (resoluções 196/96 e 251/97).

Os projetos de pesquisa do INSCER deverão ser enviados para análise da Comissão Científica via SIPESQ (https://webapp.pucrs.br/sipesq/).  Ao fazer o cadastro no SIPESQ, escolher “Instituto do Cérebro” como a “instituição acadêmica” de vínculo do projeto.

Todas as abas do SIPESQ devem ser preenchidas

Link para o Manual do SIPESQ.

• 1) Comissão Científica do InsCer

As comissões científicas são órgãos ligados diretamente à direção do Instituto do Cérebro do RS, constituindo-se em instâncias avaliativas relacionadas às atividades de pesquisa realizadas no âmbito da Instituição.

Atribuições

1. a) avaliar os projetos de pesquisa, em todos os níveis, quanto à expectativa de geração de conhecimento, principalmente em termos de exequibilidade e relevância compatível ao grau acadêmico ao qual se propõe, e quanto aos aspectos científicos e metodológicos;

Profa. Dra. Célia Carlini - coordenadora

Prof. Dr. Daniel Marinowic - coordenador substituto

Prof. Dr. Augusto Buchweitz

Prof. Dr. Thiago Viola

• 2) Natureza dos projetos

• Projetos com seres humanos ou animais;
    • Projetos que não envolvem seres humanos ou animais (Ex: revisões sistemáticas, e meta análises, outros);
    • Subprojetos de projetos Guarda-Chuva.
  • 3) Documentos obrigatórios

a) CARTA DE APRESENTAÇÃO E ENCAMINHAMENTO À CC-INSCER, explicitando a natureza do projeto (vide acima)

b) PROJETO DE PESQUISA

c) ORÇAMENTO

d) COMPROVANTE DE FINANCIAMENTO EXTERNO, quando aplicável

e) CARTA DE CONHECIMENTO DO(A) COORDENADOR(A) OU CHEFE DE SERVIÇO/LABORATÓRIO, conforme a área do projeto e o setor do INSCER envolvidos (organograma)

- Projetos que envolvam imagem ou o Centro de Imagens: coordenador do Centro de Imagens (organograma)

- Projetos que envolvam o Centro de Produção de Radiofármacos (CPR): coordenador do CPR (organograma)

- Pesquisas que envolvam os Laboratórios pré-clínicos (3º andar) – assinatura do Coordenador do Laboratório em questão. A carta deverá ser assinada pelo coordenador do Centro de Pesquisa Pré-Clínica – CPC (organograma), quando o Coordenador do Laboratório for o solicitante.

- Pesquisas que envolvam o Centro de Pesquisa e Investigação Clinica – CPIC (2º andar): coordenador do CPIC (organograma)

Na impossibilidade de obter a assinatura dos coordenadores de Centros, a carta de conhecimento deverá ser assinada pelo vice-diretor ou diretor do INSCER.

f)  CARTA/TERMO DE ANUÊNCIA INSTITUCIONAL – Conforme a resolução nº 580, de 22 de março de 2018, trata-se de um documento de anuência à realização da pesquisa na instituição, que deve conter uma breve descrição das atividades que serão desenvolvidas, a qual deve ser assinada pelo dirigente institucional, ou pessoa por ele delegada, com a identificação de cargo/função e respectiva assinatura.

No caso das pesquisas que são desenvolvidas nas dependências do INSCER, quem possui representação legal para assinar tal documento são o Diretor ou o Vice-Diretor (organograma) do INSCER.

Alguns exemplos práticos das respectivas assinaturas:

• a pesquisa referente ao mestrado ou doutorado de aluno(a) de um dos PPGs da PUCRS, e será realizada somente no INSCER

Carta de anuência: Diretor ou Vice-Diretor do INSCER

Carta de conhecimento: Coordenador Técnico do Centro ou Laboratório do InsCer onde a pesquisa será realizada (quando não for ele mesmo o pesquisador responsável).

• a pesquisa referente ao mestrado ou doutorado de aluno(a) de um dos PPGs da PUCRS, e será realizada no INSCER e em um laboratório de pesquisa de outra unidade da PUCRS (ex:  Escola de Ciências da Saúde e da Vida):

Carta de anuência: Diretor ou Vice-Diretor do INSCER

Cartas de conhecimento: uma carta assinada pelo Coordenador Técnico do Centro ou Laboratório do INSCER onde a pesquisa será realizada, e outra assinada pelo coordenador do laboratório vinculado à outra unidade da PUCRS (ex: Escola de Ciências da Saúde e da Vida)

• se projeto de Mestrado ou Doutorado, anexar Declaração e/ou Ata de Aprovação do projeto pelo PPG correspondente

g)  Na página dos Comitês de Pesquisa da PUCRS (https://www.pucrs.br/pesquisa/comites/cep/) estão disponíveis os documentos institucionais e legislações pertinentes aplicáveis a estudos com humanos (CONCEP) e com animais (CONCEA), bem como outros documentos e formulários necessários para análise, nessas instâncias, dos projetos de pesquisa após aprovação pela Comissão Científica do INSCER.

• 4) Arquivos para download