13 de Novembro de 2020

Exames de imagem e o coronavírus: produção científica da PUCRS

tomo_correto-e1605280209315

Os médicos, residentes e alunos da PUCRS estão entre os autores de uma série de artigos científicos do país publicados internacionalmente tendo como pano de fundo a Covid-19. O Dr. Bruno Hochhegger, coordenador do Centro de Imagem do Instituto do Cérebro do RS, ressalta que esta é a maior produção nacional na área. Levando em consideração apenas o mês de novembro, foram três: na Current Problems in Diagnostic Radiology, na European Radiology e no The British Journal of Radiology.

Na CPDR saiu o “Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) Pneumonia Presentations in Chest Computed Tomography: A Pictorial Review”, uma revisão sobre os achados de imagem mais comuns da Covid-19, feito em parceria com um grupo italiano e outro americano e que tem como objetivo orientar os médicos a como interpretar os exames de imagens da Covid-19.

O da European Radiology é denominado “Comparison of the computed tomography findings in COVID-19 and other viral pneumonia in immunocompetent adults: a systematic review and meta-analysis”, e faz uma comparação entre os achados de imagem nas pneumonias virais geradas pela Covid-19 com outras pneumonias virais não relacionadas ao coronavírus. A conclusão é que pelo ponto de vista imagético, elas são muito semelhantes.

E por fim, o artigo no “The British Journal of Radiology denominado ‘ COVID-19 mimics on chest CT: a pictorial review and radiologic guide”, tem por objetivo resumir e ilustrar possíveis etiologias que podem ter um padrão semelhante na Tomografia Computadorizada de tórax com a Covid-19, uma vez que a imagem do tórax tem sido utilizada como ferramenta complementar na avaliação do coronavírus. No entanto, os achados da Covid-19 em CT também são comuns a outras afecções pulmonares e radiologistas devem estar cientes desses possíveis mimetizadores da entidade.