18 de Outubro de 2022

Dia do Médico: uma homenagem aos profissionais dedicados ao cuidado com a vida

No Brasil, o 18 de outubro é data importante para duas comemorações: dia de São Lucas e Dia do Médico. O apóstolo e evangelista foi também artista plástico e tinha vocação para Medicina, o que inspirou a escolha da data para tal celebração.

Como integrante do Campus da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o InsCer recebe, diariamente, médicos e estudantes de Medicina. Eles atuam no Centro de Imagem Molecular e também nas áreas de pesquisa, no Centro de Pesquisa Pré-Clínica e Centro de Pesquisa e Investigação Clínica.

Idealizado e construído a partir da inquietação do neurologista, professor e pesquisador Jaderson Costa da Costa, o InsCer reúne, em um só lugar, pesquisa, assistência e produção de radiofármacos. O modelo único do Brasil tem como objetivo buscar respostas para grandes questões da saúde.

“Nossa maior frustração como médicos é quando temos que dizer a um paciente que o caso dele não tem saída. Apostamos na pesquisa translacional: desde estudos experimentais, de bancada, até clínicos, testando fármacos e processos que podem mudar a vida das pessoas”, diz Costa, que é diretor do Instituto do Cérebro.

Nesta data tão especial, o InsCer parabeniza todos os médicos pela dedicação que têm com a vida das pessoas.