28 de Julho de 2021

Aspectos do desenvolvimento infantil são temas de vídeos

Vídeos_desenvolvimento_infantil

Alunos da Escola de Medicina da PUCRS foram desafiados a fazerem vídeos sobre diferentes assuntos trabalhados em sala de aula para a disciplina de Neuropsicobiologia do Desenvolvimento. Entre os temas escolhidos estão autismo, TDAH, neuroplasticidade, convulsão, epilepsia, desenvolvimento neuropsicomotor, ansiedade, sono, depressão e o uso das mídias digitais. O resultado das produções de cada grupo ficaram muito bons, por isso compartilhamos abaixo os links com vocês.

Vídeo 1: Meu filho não fala. E agora, ele pode ter autismo?

Neste vídeo, os alunos respondem a diversas dúvidas de mães e pais sobre o espectro autista e também comentam sobre os três critérios de diagnóstico: prejuízo na interação e comunicação social, padrões de comportamento e interesse repetitivos ou restritos e sintomas presentes desde a infância que prejudicam o funcionamento do cotidiano. Os alunos foram conduzidos pela professora e vice-diretora do InsCer, a neuropediatra Magda Lahorgue Nunes.

Link do vídeo 1: Meu filho não fala. E agora, ele pode ter autismo?

Vídeo 2: Meu filho não para quieto. Ele tem TDAH?

Uma criança inquieta não necessariamente tem o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. A desatenção, a hiperatividade ou a impulsividade podem afetar as relações interpessoais, ou estar associados a outros transtornos. Saiba mais sobre estas diferenças neste vídeo, conduzido pelo professor e coordenador do Laboratório de Neurociência Cognitiva do Desenvolvimento.

Link do vídeo 2: Meu filho não para quieto. Ele tem TDAH?

Vídeo 3: Até quando a neuroplasticidade é uma aliada da intervenção precoce?

Neuroplasticidade é a capacidade do sistema nervoso central de amadurecer, responder a estímulos ambientais ou ainda adaptar-se a lesões. É importante a identificação desde cedo de possíveis atrasos no desenvolvimento da criança para compensar suas necessidades. Estes alunos foram orientados pela professora e pesquisadora do InsCer, Danielle Irigoyen da Costa.

Link do vídeo 3: Até quando a neuroplasticidade é uma aliada da intervenção precoce?

Vídeo 4: Convulsionou, e agora, isto só pode ser epilepsia?

Neste vídeo é abordada a diferença entre convulsão e epilepsia, a importância dos diagnósticos diferenciais e o tratamento prévio. A condução foi feita pela professora e vice-diretora do InsCer, Magda Lahorgue Nunes. Assistam!

Link do vídeo 4: Convulsionou, e agora, isto só pode ser epilepsia?

Vídeo 5: Até quando pode-se esperar que o prematuro atinja o desenvolvimento neuropsicomotor sem corrigir a idade?

Neste vídeo, os alunos abordam a questão de corrigir ou não a idade cronológica de bebês prematuros. Lembrando que é considerado prematuro o recém-nascido com menos de 37 semanas de gestação. A orientação foi da professora e pesquisadora do InsCer, Danielle Irigoyen da Costa. Assistam!

Link do vídeo 5: Pode-se esperar que o prematuro atinja o desenvolvimento neuropsicomotor sem corrigir a idade?

Vídeo 6: Quando o medo deixa de ser uma defesa e se transforma em ansiedade?

Neste vídeo são esclarecidos os significados de medo e ansiedade, seus diferentes comportamentos e tratamentos específicos para cada situação. Quem conduziu os alunos nesta atividade foi a professora da Escola de Medicina da PUCRS, Gibsi Possapp Rocha.

Link do vídeo 6: Quando o medo deixa de ser uma defesa e se transforma em ansiedade?

Vídeo 7: Dormir mal engorda e afeta o desenvolvimento?

Aborda-se a importância do sono no desenvolvimento emocional, cognitivo e estrutural, além de retratar os distúrbios do sono em crianças e suas possíveis causas e consequências, como os riscos de doenças relacionadas à obesidade. Conduzidos pela professora e vice-diretora do InsCer, Magda Lahorgue Nunes, o vídeo ficou muito bacana. Assistam!

Link do vídeo 7: Dormir mal engorda e afeta o desenvolvimento?

Vídeo 8: Meu filho está muito triste, isto pode ser depressão?

Aqui são abordados os tipos de transtornos depressivos e a importância do diagnóstico médico em relação aos sintomas sentidos pela criança, como mudanças físicas e comportamentais. Conduzidos pela professora da Escola de Medicina da PUCRS, Gibsi Possapp Rocha. Assistam!

Link do vídeo 8: Meu filho está muito triste, isto pode ser depressão?

Vídeo 9: Qual o limite entre o meu comportamento e a doença?

Este vídeo mostra como identificar, em crianças e adolescentes, sintomas destas patologias: Transtorno Depressivo Maior, Bipolaridade, Esquizofrenia e a Desregulação do Humor, e assim, diferenciar o mau comportamento da doença. Quem orientou o vídeo foi a professora da Escola de Medicina da PUCRS, Gibsi Possapp Rocha. Assistam!

Link do vídeo 9: Qual o limite entre o meu comportamento e a doença?

Vídeo 10: Qual fator influencia mais no desenvolvimento: a genética ou o ambiente?

Os alunos tentam responder a esta delicada questão. Será que a genética e o ambiente influenciam no neurodesenvolvimento de forma equiparada? Ou algum tem papel mais preponderante? A orientação aos alunos foi do professor e coordenador do laboratório de Neurociência Cognitiva do Desenvolvimento, Thiago Viola. Assistam!

Link do vídeo 10: Qual fator influencia mais no desenvolvimento: a genética ou o ambiente?

Vídeo 11: Usar mídias digitais atrapalha ou melhora o desenvolvimento do Sistema Nervoso Central?

O vídeo aborda as alterações neurológicas e comportamentais - tanto positivas quanto negativas - causadas pelo uso das mídias digitais. Conduzidos pelo professor e coordenador do laboratório de Neurociência Cognitiva do Desenvolvimento, Thiago Viola.

Link do vídeo 11: Usar mídias digitais atrapalha ou melhora o desenvolvimento do Sistema Nervoso Central?