03 de Agosto de 2020

120 anos de missão marista no sul do Brasil

Primeira-Casa-1900

Há 120 anos, desembarcavam no porto do Rio Grande os primeiros Irmãos Maristas missionários no Sul do Brasil. Após uma longa viagem de navio,​ os Irmãos foram recebidos por uma comitiva que os guiou até a cidade de Bom Princípio, onde, no dia 2 de agosto de 1900, iniciava oficialmente a missão marista no Rio Grande do Sul.

O trabalho desenvolvido pelos Irmãos Weibert, Marie Berthaire e Jean Dominici, hoje é seguido por mais de 10 mil colaboradores, entre Irmãos Maristas e profissionais de diversas áreas. Pessoas que mantêm viva a missão de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna por meio da educação e do cuidado com a vida.

Para celebrar a trajetória de início da presença marista no sul do Brasil, o Centro de Espiritualidade e Memória Marista preparou uma sequência de atividades que serão realizadas de forma virtual ao longo dos próximos dias. No dia 2 de agosto, a Paróquia Nossa Senhora da Purificação, de Bom Princípio, irá realizar uma missa comemorativa aos 120 anos da chegada dos Irmãos Maristas ao município. A transmissão será realizada às 16h, pelo facebook​ da paróquia.

Já no dia 3 de agosto, às 16h, o superior-geral do Instituto Marista, Ir. Ernesto Sánchez, participará de uma celebração virtual, promovida para os colaboradores da Rede Marista na plataforma teams. Acesse aqui.

Como tudo começou
A memória e a história institucional têm um valor muito importante para a missão marista. A narrativa dos Irmãos missionários que vieram da França para o Brasil encontra-se em diferentes documentos históricos e, também, está retratada no livro Maristas no Brasil Meridional, do Irmão Alfredo Henz. Confira mais detalhes sobre a trajetória dos três Irmãos pioneiros da missão marista no Sul do Brasil:

O início da viagem
A pequena comitiva, formada pelos Irmãos Weibert, Marie Berthaire e Jean Dominici, partiu de Beaucamps (França) no dia 13 de junho de 1900, em direção a Paris. No dia 15 do mesmo mês, foram à Basílica do Sagrado Coração, no topo da colina de Montmartre, para renovarem sua consagração pessoal a Jesus e Maria, oferecendo-lhes tudo o que haveriam de realizar no além-mar, afirmando que: “se surgir uma obra, chamar-se-á Província do Sagrado Coração de Jesus”.

No dia 18 de junho, o grupo seguiu em direção ao porto de Le Havre, em Paris, onde embarcou numa companhia de navegação alemã que fazia a rota para a América.

O percurso
O nome do vapor que tomaram era Guahyba, pertencente à Companhia Hamburguesa de Navegação para a América do Sul. A viagem a bordo do vapor durou 30 dias. Após quatro semanas, atracaram em Maceió, acreditando ser o fim da viagem, mas não era. No dia 20 de julho, chegaram ao porto de Rio Grande, mas ainda faltava chão a ser percorrido. No desembarque, foram acolhidos por dois padres jesuítas da Escola Stella Maris. Logo a notícia da chegada dos Irmãos se espalhou pela cidade, tendo registros dessa passagem nas edições de 27 de julho de 1900 dos jornais Diário de Rio Grande e Echo do Sul.

A viagem continuou em 21 de julho, quando embarcaram no vapor Mercedes, que, em dois dias, os levou a Porto Alegre, para que pudessem visitar o Bispo Dom Cláudio Ponce de Leon e realizar as exigências legais, permanecendo na cidade de 23 a 31 de julho.

No dia 29 de julho Sua Excelência Dom Cláudio, grande apoiador da vinda dos maristas para o sul do Brasil, escreveu uma carta ao Superior-Geral dos Irmãos Maristas, desejando votos de prosperidade: “Bom Princípio significa bom começo. – Conhecendo vossa comunidade, as necessidades e as disposições de meus diocesanos, espero que este bom princípio fará admiráveis progressos, ricos em consolação para a comunidade e a Diocese”.

Depois de cumpridas as formalidades com o Bispo e as exigências para estrangeiros em Porto Alegre, partiram rumo a São Sebastião do Caí, no dia 1° de agosto, sendo recebidos novamente pelos padres jesuítas, que se encarregaram de avisar aos responsáveis em Bom Princípio sobre a chegada dos Irmãos.

Chegada em Bom Princípio
No dia 2 de agosto de 1900, os três Irmãos Maristas foram conduzidos a Bom Princípio por uma comitiva formada por veículos rústicos típicos da região.

Diante da Igreja Matriz, os Irmãos foram recebidos pelas autoridades da região, com saudações e votos de boas-vindas.  O povo e os Irmãos entraram na Igreja ao canto do hino ‘Te Deum Laudamus’ ‘Grosser Gott wir loben Dich’ em língua alemã. No dia seguinte, foi realizada uma missa solene para dar graças à instalação da nova comunidade.

Os Irmãos começaram a trabalhar quase que imediatamente, em uma pequena escola paroquial. Já nos cinco primeiros anos, a fundação de novas escolas gerou um cenário de otimismo para a educação católica. Ainda hoje os Colégios Maristas seguem sendo instituições de referência no estado do Rio Grande do Sul.​