14 de Outubro de 2022

Dia do Educador: missão de educar com amor

O Dia do/a Educador/a, celebrado em 15 de outubro, é especialmente dedicado a homenagear todos/as os/as profissionais que se dedicam a transformar o mundo por meio da educação.

Para a Rede Marista, os educadores e educadoras são todos/as aqueles/as que atuam em nossos espaços de missão, seja de nas salas de aula nos colégios, unidades sociais e universidade, na atuação no hospital-escola e no instituto do Cérebro, nas comunidades maristas ou na área técnica. Acreditamos que todas essas pessoas se comprometem a compartilhar conhecimentos, ser exemplo e transformar vidas, por isso exercem o importante papel de educadores/as.

Essa trajetória de amor ao ensino tem seu propósito ancorado no legado de São Marcelino Champagnat. O fundador da missão marista dizia aos Irmãos que atuavam como professores e formadores: “é a partir de vocês que seus alunos se formam. De acordo com os exemplos que vocês derem é que eles vão pautar o próprio comportamento. Como é grande o trabalho que vocês fazem, como é sublime!”.

Esse grandioso trabalho impacta na vida de milhares de estudantes e educandos/as todos os dias. São palavras de inspiração, escuta atenciosa, olhar zeloso e ensinamentos que superam as barreiras da sala de aula e seguem vivos por toda a vida. Confira, neste vídeo especial, como os educadores/as contribuem para mudar o mundo: