18 de Agosto de 2022

Como é estudar no InsCer? Por Sára Poláková

Estudante de Medicina de Praga, capital da República Tcheca, Sára Poláková, 21 anos, viveu, ao longo do último mês de julho, uma experiência de imersão pelos laboratórios do Centro de Pesquisa Pré-Clínica (CPPC) do Instituto do Cérebro da PUCRS. Aluna do segundo ano da Third Faculty of Medicine, da Charles University, a jovem aproveitou o intercâmbio para colocar em prática aspectos que, até então, só tinham sido abordados de forma teórica.

“A parte mais legal foi fazer, ou tentar fazer, método PCR sozinha, porque a gente só aprende sobre ele. Nunca tinha experimentado o passo a passo”, contou.

Allan Alcará, aluno de doutorado do InsCer, foi o responsável por acompanhar Sára ao longo dos 30 dias que passou pelo Instituto. Embora tenha experiência em orientar alunos da própria instituição, essa foi a primeira vez que o pesquisador foi tutor de um estrangeiro.

“Foi incrível. Uma possibilidade de unir culturas, aprender sobre outros lugares e trabalhar juntos. Além disso, a Sára é muito dedicada. Essa foi a primeira oportunidade junto com um estrangeiro e foi muito boa. Certamente repetiria mais vezes” avaliou.

O CPPC é uma das unidades cadastradas no programa International Federation of Medical Student’s Associations (IFMSA).