Você conhece as frentes de atuação do InsCer?
Acelerador de partículas, laboratórios de alta tecnologia e medicina nuclear são alguns dos exemplos que marcam a atuação do InsCer.
Inaugurado em 2012 o Instituto do Cérebro é o instituto de pesquisa, assistência e inovação em saúde da PUCRS, idealizado para colocar a ciência a serviço da vida das pessoas.
Atendemos pacientes, médicos, pesquisadores, estudantes e empresas que buscam compreender, diagnosticar e tratar doenças diversas, especialmente aquelas relacionadas às áreas de neurologia e oncologia. Para isso, somos o único instituto no Brasil que reúne, em um só lugar, um centro de diagnóstico por imagem que atende à comunidade, um centro de pesquisa clínica e pré-clínica com padrão internacional, e um centro de produção de radiofármacos. Desse modo, atuamos de forma integrada para cumprir com excelência nosso papel no mundo: oferecer o melhor em tecnologia e inovação a favor da saúde.
As duas frentes de pesquisa desenvolvidas no InsCer se dividem em dois setores: o Centro de Pesquisa Pré-Clínica (CPPC) e o Centro de Pesquisa e Investigação Clínica (CEPIC). O primeiro destina-se à pesquisa experimental em uma área que compreende laboratórios especializados em Neurociência, dispondo de diversos equipamentos com tecnologia de ponta para a realização de testes. São realizadas técnicas a nível celular e molecular que visam avaliar diferentes aspectos como a funcionalidade, o comportamento e a morfologia de células bem como os mecanismos biológicos envolvidos.
No Centro de Pesquisa e Investigação Clínica (CEPIC) são desenvolvidos estudos clínicos nacionais e internacionais que avaliam a eficácia e a segurança de tratamentos inovadores para pacientes com doenças neurodegenerativas e doenças raras. Desta forma, disponibiliza medicamentos que podem proporcionar melhores desfechos para estes pacientes e contribuir para o avanço da ciência no Brasil e no mundo. O CEPIC conta com uma equipe multidisciplinar que atua na condução dos estudos, além de uma estrutura composta por consultórios, sala para administração de medicamentos intravenosos e sala para coleta de amostras biológicas. Nesta área também ocorrem avaliações de investigação clínica que visam esclarecer questões sobre o funcionamento cognitivo e comportamental ou transtornos do neurodesenvolvimento dos pacientes, como também são realizados os exames de polissonografia e eletroencefalograma.
Através do Centro de Produção de Radiofármacos (CPR), o InsCer desenvolve, produz e distribui medicamentos altamente especializados para o diagnóstico de câncer e, de forma pioneira, para o diagnóstico de Doença de Alzheimer. Estes radiofármacos são enviados para toda a região Sul e alguns grandes polos do país como São Paulo e Rio de Janeiro, além da utilização para os exames de imagem realizados no próprio Instituto. Integrado à estrutura do InsCer, está o Centro de Imagem Molecular (CIM). Neste local, são realizados exames como tomografia computadorizada, ressonância magnética, cintilografia e PET/CT que atendem à comunidade e oferecem o suporte necessário para a realização dos procedimentos relativos às pesquisas que ocorrem no Instituto. Toda esta estrutura interage de forma integrada e conta com uma equipe multidisciplinar e especializada para a condução dos processos.