Simpósio Finitus busca trazer um novo olhar sobre a morte
Para trazer uma nova releitura sobre os aspectos da morte e do morrer, ligas acadêmicas do Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal se reuniram para promover o primeiro Simpósio Finitus, denominado O fim como recomeço. O evento, idealizado pela Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade (LIASE) da PUCRS, ocorre entre os dias 23 e 26 de novembro, de forma gratuita e online, através do canal do Youtube do Simpósio. Os quatro dias serão marcados por aulas expositivas, diálogos e intervenções artísticas do Grupo de Teatro da PUCCAMP.
No primeiro dia, a especialista em Biodireito Luciana Dadalto fala sobre “Aspectos bióticos da morte e do morrer”. Na terça-feira, dia 24, o pediatra Alexander Sapiro e a psicanalista Viviane Sapiro abordam os “Aspectos a morte e do morrer na infância”. No dia 25, o psicólogo Rodrigo Luz, da Fundação Elisabeth Kübler-Ross do Brasil, irá falar sobre “O luto é outra palavra para falar de amor”. No último dia, será retratada “A espiritualidade no processo de elaboração do luto” com o psiquiatra e pesquisador Alexander Moreira de Almeida.
O encontro está sendo promovido pelas ligas: LIASE PUCRS, LIMFAC PUCRS, LIASE UFRGS, LIASE UNIFESP, LAGCP UCS, LIASE UCS, LIASE UNB e LISCF PUCCAMP. O evento tem apoio da Escola de Medicina da PUCRS, do Instituto do Cérebro do RS, do Centro de Estudos em Psiquiatria Integrada, da Associação Acadêmica de Ligas e Grupos de Estudos em Espiritualidade e Saúde e da Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Saúde da Família.
Para obter certificado de participação, é necessário se inscrever através do link e participar de, pelo menos, 75% das atividades inclusas.
Você pode acessar as transmissões através dos links abaixo:
23/11 às 20h10 – Aspectos bióticos da morte e do morrer https://youtu.be/sR9U8neyHjc
24/11 às 19h20 – Aspectos a morte e do morrer na infância https://youtu.be/RtEmsU0Ow5o
25/11 às 18h20 – O luto é outra palavra para falar de amor https://youtu.be/0DcyOKn1p2I
26/11 às 19h20 – A espiritualidade no processo de elaboração do luto https://youtu.be/bC09YmIIZm0