Publicação traz informações sobre saúde mental de adolescentes e jovens
A formação marista tem como premissa o cuidado com o ser humano em sua integralidade. O guia Saúde mental de adolescentes e jovens em contextos educativos: relações de cuidado humano foi pensado e projetado buscando coerência com o que propõe: apresentar um olhar informativo e interventivo, dedicado ao cuidado com a vida dos adolescentes e jovens impactados pelo contexto contemporâneo.
“Essa publicação surge a partir das pesquisas e ações realizadas com jovens. A análise do fenômeno social, somada às proposições de gestores e colaboradores dos empreendimentos maristas, evidenciavam que a contribuição de um subsídio com tom informativo e empático ofereceria mais segurança na tomada de decisões às pessoas que atuam em contextos juvenis”, explica a coordenadora do Observatório Juventudes, Patrícia Teixeira
A elaboração do material foi feita por uma equipe multidisciplinar formada por psiquiatras, psicólogos/as, psicopedagogos/as e pedagogos/as. A organização geral do documento foi realizada pelo Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista com o apoio de profissionais da Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente, Gerência Educacional dos Colégios da Rede Marista e Núcleo de Apoio Psicossocial da PUCRS.
Para ter acesso ao guia completo faça o download aqui. Se houver interesse em formações sobre o assunto entre em contato com o Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista pelo e–mail: [email protected]
Cuidados com a saúde mental em tempos de isolamento social
O guia está dividido em cinco eixos temáticos que abordam propostas de forma informativa e interventiva. O eixo número quatro apresenta reflexões sobre como a pandemia está impactando na saúde mental.
Em uma situação de crise e, nesse caso, de isolamento social, sabemos que as pessoas, principalmente adolescentes e jovens, reagem ao contexto de forma diferente. Algumas se sentirão sobrecarregadas, confusas, desorientadas, amedrontadas, ansiosas, anestesiadas ou insensíveis. Entre os aspectos apresentados pelo guia, a proposta é que, como sociedade, possamos olhar para as novas gerações, criando redes de apoio, entendendo nossa condição humana e buscando a empatia, a solidariedade e a compaixão para cuidarmos de nossa saúde mental.
Setembro amarelo
Além do lançamento do guia sobre saúde mental, a Rede Marista também apoia outras iniciativas relacionadas a valorização da vida, em especial neste mês de setembro onde diferentes iniciativas são realizadas como uma forma de prevenir o suicídio. Entre as ações destacamos: o apoio a campanha do Centro de Valorização da Vida (CVV) que está iluminando prédios públicos com a cor amarela. O Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul é um dos spaços representantes da Rede Marista nessa ação.
Como uma forma de trazer uma mensagem de reflexão sobre essa temática o episódio 98 do Minuto Farol de Esperança apresenta aspectos importantes sobre saúde mental relacionando corpo, mente e espírito. Confira o áudio aqui.
Além disso, a instituição também promove, ao longo do mês, webinars e podcasts para tratar da temática com os colaboradores maristas.