Projeto ACERTA
Coordenador do Projeto: Augusto Buchweitz, PhD
O projeto ACERTA surgiu com o propósito de melhor entender as mudanças que ocorrem no cérebro das crianças em fase de alfabetização. O principal objetivo é de compreender por que algumas crianças desenvolvem transtornos de aprendizagem. Em conjunto com outros dois centros de pesquisa, em Florianópolis e Natal, estão sendo identificados biomarcadores precoces desses transtornos, através do uso da neuroimagem funcional e estrutural.
Paralelamente, o projeto tem o objetivo de divulgar e conscientizar a comunidade escolar sobre os transtornos específicos de leitura (dislexia) e matemática (discalculia), que afetam entre 5 e 10% das crianças em todo o mundo. A pesquisa está organizada em torno de três grandes eixos: avaliação clínico-pedagógica, identificação de marcadores biológicos e construção de modelos preditores de transtornos de aprendizagem.
Se você conhece uma criança na faixa etária proposta pela pesquisa (crianças de 9 a 13 anos) e gostaria de uma avaliação ambulatorial em nosso Instituto, escreva para [email protected].
Entenda o processo fundamental para aprender a ler
Antes de aprendermos a ler, exercitarmos e desenvolvermos nossa compreensão de texto, é necessário aprender a identificar os sons que estão associados com cada letra do alfabeto, e as palavras que estas letras formam. Naturalmente, o processo de leitura não é apenas decodificação. É necessário que se desenvolva a leitura e a compreensão (por exemplo, o processo de inferenciação, construção de ideias principais, entre outros). Quando a decodificação se torna automática, aí sim é possível ler histórias, entender livros e conteúdos. E se esse processo de decodificar as letras que estão nesta página fosse lento, mal desenvolvido? Você levaria muito tempo para ler o que está escrito aqui e, ao final, provavelmente nem se lembraria da maior parte do texto.