Pesquisadores do InsCer participam de congresso internacional sobre Doença de Alzheimer
Pesquisadores do InsCer participaram da Conferência Internacional da Alzheimer’s Association (AAIC), em Amsterdan, na Holanda. O evento, que aconteceu entre os dias 16 e 20 de julho, reuniu cientistas do mundo inteiro para compartilhar as mais recentes descobertas e avanços nas pesquisas sobre demências.
Anualmente, a AAIC reúne os principais cientistas básicos, pesquisadores clínicos, médicos e comunidade de pesquisa em saúde para compartilhar descobertas de pesquisas que levarão a métodos de prevenção e tratamento e melhorias no diagnóstico da Doença de Alzheimer.
Debora Guerini, pesquisadora de pós-doutorado, apresentou um estudo sobre o metabolismo cerebral durante o envelhecimento: “esse trabalho pode ajudar a entender maneiras de o cérebro lidar com o envelhecimento sem perder a sua atividade.” Segundo Debora, participar da AAIC é como “tocar o melhor da ciência com as nossas mãos”. “Os pesquisadores mais importantes da área se reuniram e discutiram seus últimos resultados e descobertas e isso é muito empolgante, gera novas ideias e colaborações”, relatou.
Também estiveram presentes os pesquisadores Lucas Schilling, médico neurologista, e Eduardo Zimmer, neurocientista associado ao InsCer. Schilling foi co-autor de trabalhos expostos e acompanhou as apresentações de estudantes da PUCRS que compareceram ao Congresso. Zimmer participou de uma sessão especial do evento e, junto de docentes do Brasil, Estados Unidos, Suécia, Reino Unido e Canadá, falou sobre a contribuição das células da glia na progressão e diagnóstico da doença de Alzheimer.