02 de Maio de 2019

Pesquisadora do InsCer viaja a Holanda

gianina_holanda-768x379

No sábado, dia 2 de março, a coordenadora do Centro de Pesquisa Pré-Clínica do Instituto do Cérebro do RS, Gianina Venturin, embarca para Amsterdã, na Holanda, onde deve ficar por um mês na Universidade de Groningen.

Durante este período, ela vai acompanhar o trabalho do espanhol David Vallez Garcia, uma autoridade em relação a técnicas de análise de imagens. A ideia é estudar novas metodologias de análise para poder aplicar tal conhecimento no seu trabalho diário no InsCer.

A viagem acontece por meio da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que tem sede na Áustria, cujo principal objetivo é o de promover o uso da energia atômica de maneira pacífica: por meio da medicina nuclear, PET/CT e desenvolvimento de novos radiofármacos. Este projeto, especificamente, refere-se ao desenvolvimento de novos radiofármacos marcados com carbono 11, e a pesquisadora Gianina recebeu a bolsa da AIEA por meio da PUCRS/ InsCer, onde ela atua. A PUCRS é uma das instituições brasileiras que participa dos projetos da Agência que concede bolsas para projetos em todo o mundo.

“Eu estou animada, acho que vai ser uma experiência bem produtiva, porque a Universidade de Groningen é uma referência em análise de imagens. Espero conseguir absorver muito conhecimento para depois aplicar aqui”, afirma Gianina.