Pesquisadora do InsCer participa de simpósio internacional na Itália
Gabriele Zanirati, pesquisadora e coordenadora dos laboratórios de Nanomedicina e Neurociências do InsCer, participou da primeira edição do Symposium on EVs in Nervous Systems, em Roma, na Itália. Promovido pela Sociedade Internacional para Vesículas Extracelulares (ISEV), o evento reuniu especialistas, pesquisadores e demais profissionais da área em nível global.
Durante o simpósio, tópicos importantes para a área foram abordados, como biomarcadores, tratamentos inovadores e regulamentações sobre terapias avançadas utilizando microvesículas. Para a pesquisadora, a participação no congresso foi “uma experiência enriquecedora e um intensivo de atualizações sobre a temática”. Segundo Gabriele, “os congressos são espaços onde aumentamos nosso networking e exploramos oportunidades para compartilhar conhecimentos e recursos, o que considero essencial para o crescimento e desenvolvimento tanto da carreira como pesquisadora, quanto das linhas de pesquisa em questão.”
Além da participação no evento, a pesquisadora também realizou visitas técnicas a importantes Centros de Biotecnologia da Itália, como AGC Biologics; o Molecular Biotechnology Center, da Universidade de Turim; e o International Centre for Genetic Engineering and Biotechnology, locais onde apresentou as áreas de pesquisa desenvolvidas no InsCer. Referências nas áreas de nanomedicina, terapia celular e terapia gênica, a visita aos institutos “proporcionou insights valiosos sobre práticas inovadoras dentro das áreas de interesse e possibilitou analisar possibilidades de colaboração em áreas de convergência”, relatou Gabriele.
Para a pesquisadora, “a participação no congresso e as visitas técnicas fortaleceram a posição do InsCer como líder em pesquisa na busca por terapias inovadoras para doenças do sistema nervoso. Foi uma experiência valiosa que proporcionou a conexão com especialistas, a absorção de conhecimentos avançados e o estabelecimento de parcerias nas linhas de pesquisa em terapias avançadas”.