26 de Outubro de 2020

Novo equipamento do InsCer agiliza processo das testagens de PCR para empresas

robo_marinowic02-1024x768

O Laboratório de Biologia Celular e Molecular do InsCer passa a contar com mais uma tecnologia em sua plataforma de diagnóstico molecular para o novo coronavírus, o extrator automatizado de ácidos nucleicos.

O KingFischer Duo Prime é um instrumento automatizado para extração de RNA ou DNA de amostras biológicas que proporciona o dobro de agilidade e mais qualidade do material analisado no laboratório. Através desse sistema, uma redução em possíveis erros operacionais e um grande aumento da reprodutibilidade das amostras são alguns dos destaques que a plataforma de testagem por PCR passa a apresentar. Além disso, a automatização do sistema de extração apresenta resultados mais consistentes e não dependentes de operadores, com um potencial de recuperação de RNA extraído de altíssima qualidade e quantidade, pois opera com sistema de captura magnética de ácidos nucleicos (RNA e DNA).

Segundo o pesquisador do InsCer e coordenador do Laboratório, Daniel Marinowic, as plataformas automatizadas garantem uma maior qualidade que é observada nas etapas seguintes do processo. “Obtivemos um ganho na confiabilidade da análise após a amplificação e reduzimos a praticamente zero o número de repetições”, afirma.

O KingFischer Duo Prime ainda aumenta a capacidade de testagem do laboratório de Biologia Celular e Molecular do InsCer que, atualmente, é de 250 exames por dia, para 400 exames por dia, oferecendo autonomia à equipe técnica durante as extrações e agilidade nesta crucial etapa do processo. “Estamos agora estudando a forma mais otimizada de inserir o extrator na rotina do laboratório, buscando oferecer uma capacidade ainda maior de testes por dia”, reforça Marinowic.

O equipamento foi doado pela Fundação Nelson Kalil como mérito e com o objetivo de proporcionar agilidade no atendimento à demanda de diagnóstico da Covid-19.