18 de Setembro de 2019

Nora Volkow faz videoconferência em estudos sobre drogas

nora-volkow-palestra-02-e1570463051989-674x479

No dia 2 de outubro, às 14h, o Instituto do Cérebro do RS recebe pesquisadores internacionais da Universidade do Texas que trabalham junto ao pesquisador e Professor da Escola de Medicina da PUCRS, Rodrigo Grassi. Eles devem conhecer o Centro de Pesquisa Pré-Clínica e o Centro de Produção de Radiofármacos.

Logo depois, às 16h, a diretora do Instituto Nacional de Abuso de Drogas, o NIDA, faz uma videoconferência ao vivo no auditório térreo do prédio 50 (Av. Ipiranga, 6.681 – Porto Alegre), sobre Addiction as a brain disorder, em inglês, sem tradução. Inscrições gratuitas pelo site do evento. A neurocientista e psiquiatra nascida no México e naturalizada norte-americana é pioneira no uso da tomografia para investigar o efeito das drogas. Seus estudos documentaram mudanças no sistema de dopamina, afetando, entre outras, as funções das regiões frontais do cérebro envolvidas com a motivação e o prazer. Também fez contribuições para a neurobiologia da obesidade, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e envelhecimento.

A intermediação com Nora Volkow acontece por meio do professor Rodrigo Grassi de Oliveira, da Escola de Medicina e do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul. Nos últimos 30 anos, Nora Volkow publicou mais de 770 artigos revisados por especialistas, além de 95 capítulos de livros, editou quatro livros sobre imagens cerebrais e dependência química e coeditou uma enciclopédia sobre Neurociência. Ela recebeu vários prêmios, incluindo a participação na Academia Nacional de Medicina, em 2000, e o Prêmio Internacional de Ciência do Instituto Francês de Saúde e Pesquisa Médica, em 2009. Foi nomeada uma das “Top 100 Pessoas que moldam o nosso mundo”, da revista Time, em 2007.