05 de Novembro de 2019

Hospital São Lucas, da PUCRS, inaugura novo Centro de Oncologia

oncoclinicas-768x576

A partir desta segunda-feira (4), Porto Alegre passa a contar com mais um aliado na luta contra o câncer: o novo centro de oncologia do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (HSL – PUCRS). Fruto da união de forças entre o HSL e do Oncoclínicas, a parceria pretende ampliar, qualificar e unificar o atendimento aos pacientes.

– Isso significa que vamos tratar esses pacientes de forma conjunta e dentro dos preceitos dessas duas instituições – explica Saulo Bornhosrt, diretor técnico do HSL.

Para isso, elas reúnem todo o poder acadêmico, de pesquisa e de ensino da Universidade com a capacidade assistencial do Oncoclínicas, grupo especializado no tratamento do câncer com atuação em mais de 10 Estados.

– A ideia é desenvolver um grande centro de oncologia, unindo forças e características de cada instituição que se somam para que a gente possa combater o câncer de forma mais efetiva e adequada, em moldes internacionais – define André Fay, médico da Oncoclínicas responsável pelo Centro de Oncologia no Hospital São Lucas da PUCRS (HSL).

Destinado para pacientes particulares e de convênios, o novo centro conta com uma estrutura de quatro consultórios, nove boxes individuais para quimioterapia – todos com luz natural, televisão e conexão com a internet – e equipe multidisciplinar, que além de contar com médicos de diversas especialidades, ainda tem outros profissionais da saúde, como nutricionistas e psicólogos. Oferecendo mais conforto e privacidade para pacientes e acompanhantes, a área tem papel importante na efetividade do tratamento, afirma Fay.

Entregamos para a sociedade consultórios para atendimento multidisciplinar, área de infusão diferenciada, corpo clínico altamente qualificado, pesquisa de ponta, ensino e internacionalização – fala o médico oncologista.

Além de todo o conhecimento que a fusão do corpo clínico vai trazer, os pacientes ainda serão beneficiados pela parceria do Oncoclínicas com o Dana-Farber Cancer Institute, instituição de tratamento e pesquisa afiliada à Harvard Medical School. Isso vai permitir que os médicos gaúchos façam a descrição e o debate de casos clínicos com os profissionais norte-americanos, qualificando o atendimento e o tratamento.

A entrega do novo centro, diz Fay, é a apenas a primeira etapa de um projeto entre as instituições, que pretende contribuir para tornar a capital gaúcha referência em oncologia.

Fonte: Zero Hora