07 de Janeiro de 2019

Biomarcadores no continuum cognitivo no idoso (CCI): redes neurais, plasticidade funcional e volumes hipocampais em idosos na comunidade

going_shopping-860x395-300x138

Coordenador do Projeto: André Luis Fernandes Palmini, MD, PhD

Resumo do Trabalho: Idade avançada é o principal fator de risco para doenças cerebrais degenerativas. Idosos na comunidade variam quanto ao risco de progressão ao longo de um continuum cognitivo no idoso (CCI). O projeto examinará idosos entre 70 e 80 anos de idade quanto aspectos educacionais, socioeconômicos, queixas de memória, performance em atividades da vida diária e testes neuropsicológicos. Ao final, será possível situar os indivíduos ao longo do CCI. Além disso, serão realizados exames de de ressonância magnética estrutural e funcional para avaliar estrutura, parâmetros de conectividade cerebral e a anatomia funcional de ativação de memória e linguagem.

Essa avaliação permitirá o estudo de modificações na (i) estrutura de áreas responsáveis pela formação de memórias, (ii) na organização de redes neurais que sustentam a cognição e (iii) na plasticidade funcional da linguagem e da memória. As modificações serão então correlacionadas com a posição que os indivíduos ocupam ao longo CCI.

Entidade financiadora: CNPq: Processo nº 482435/2013-5