Avaliação da modulação da expressão de fatores tróficos após transplante de células mononucleares da medula óssea em um modelo animal
Coordenador do Projeto: Jaderson Costa da Costa, MD, PhD
Pesquisadora: Gabriele Goulart Zanirati, MSc (Projeto de Doutorado)
Resumo do Trabalho: Estima-se que a epilepsia atinja cerca de 1% da população mundial, sendo que aproximadamente 30% desses pacientes não respondem ao tratamento medicamentoso, tornando-se refratários. Dentro desse panorama, torna-se fundamental que sejam estudadas e disponibilizadas novas alternativas terapêuticas. Atualmente, as células-tronco representam uma proposta de tratamento da epilepsia, visto que têm grande capacidade de proliferação, diferenciação e produção de fatores tróficos, podendo ativar mecanismos de restauração endógena no cérebro lesado.
Sabendo-se que a administração de células mononucleares da medula óssea apresenta potencial terapêutico em um modelo experimental de epilepsia, com este estudo, temos o intuito de melhor compreender os mecanismos de ação das células transplantas, avaliando a modulação da secreção de fatores tróficos, bem como os efeitos destes fatores no cérebro epiléptico.
Confira os artigos publicados com o tema da pesquisa: