#SessãoPipoca: InsCer indica filmes que abordam doenças neurológicas
“A teoria de tudo” conta a trajetória do cientista Stephen Hawking no âmbito das suas descobertas, vida pessoal e diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Por sua atuação na pele do astrofísico, Eddie Redmayne recebeu o Oscar de Melhor Ator em 2015.
A ELA é uma doença neurodegenerativa progressiva que afeta as células nervosas do cérebro e também da medula espinhal. Como resultado, o cérebro do paciente perde a conexão com os músculos. Por esta razão, os principais sintomas são motores: fraqueza muscular, atrofia, perda gradual da força e coordenação entre outros.
A prevalência, diz o neurologista e pesquisador do InsCer Jefferson Becker, é de 5 para cada 100 mil habitantes. Portanto, estima-se que, no mundo todo, entre 380 mil e 400 mil pessoas tenham ELA.
De acordo com a Amyotrophic Lateral Sclerosis Association, organização norte-americana sem fins lucrativos, a doença geralmente afeta pessoas com idade entre 40 e 70 anos.
Ainda sem cura, a ELA desafia pesquisadores, que têm trabalhado para entender os mecanismos da doença e, assim, desenvolver tratamentos. Até agora, existem opções paliativas que buscam dar qualidade de vida aos pacientes e retardar a progressão da doença.