05 de Julho de 2024

InsCer participa da edição 2024 do Congress on Brain, Behavior and Emotions

Uma equipe multidisciplinar formada por médicos, pesquisadores e neurocientistas do InsCer participou da edição 2024 do Congress on Brain, behavior and emotions, na cidade do Rio de Janeiro, durante os dias 26 a 29 de junho. Os representantes do InsCer participaram como congressistas e palestrantes de mesas científicas e sessões especiais.

O Brain Congress é um dos maiores eventos nas áreas de neurologia, psicologia e neurociência básica no Brasil e no mundo. O congresso reúne profissionais de diferentes áreas em um espaço para trocas e atualizações sobre o funcionamento do cérebro, comportamento e emoções.

 

Confira abaixo a participação do InsCer:

Jaderson da Costa, médico neurologista e Diretor do InsCer, participou de mesa-redonda sobre o cérebro e inteligência artificial, na qual realizou uma palestra com tema “As habilidades preditivas da Inteligência Artificial”, além de ter sido parte de outros dois importantes momentos, o Brain talks, na qual foi moderador, e sessão de mentoria.

Cristiano Aguzzoli, médico neurologista, Responsável Técnico pelo Centro de Pesquisa e Investigação Clínica e pesquisador associado ao InsCer, foi palestrante de um painel sobre “Sintomas neuropsiquiátricos da doença de Alzheimer”, no qual abordou temas como a zona de interface entre as doenças neurológicas e psiquiátricas e os tratamentos para os diferentes sintomas que os pacientes apresentam. Para Cristiano, o congresso oferece oportunidades únicas e um ambiente valioso para troca entre os profissionais da área e proporcionar novas colaborações entre pesquisadores e instituições de saúde.

Lucas Schilling, médico neurologista e pesquisador associado ao InsCer, proferiu as palestras “Demência e Sistema Glinfático” e “Quando solicitar biomarcadores de neuroimagem molecular”, além de participar como moderador de duas mesas. Lucas destaca dois momentos do congresso: durante a abertura, momento em que foi discutido o filme Tommy, de 1975, a partir de uma abordagem dos transtornos funcionais neurológicos, aspectos de desenvolvimento e amadurecimento e trauma; e também a palestra do médico André Palmini, chefe do serviço de Neurologia do Hospital São Lucas da PUCRS, que abordou a neurociência das altas habilidades nos transtornos do desenvolvimento.

Daniele Costa, neuropsicóloga e pesquisadora do InsCer, participou da mesa sobre altas habilidades/superdotação, na qual foram abordados diferentes aspectos como avaliação, identificação e intervenção. Além disso, Daniele também participou da comissão de avaliação de trabalhos científicos, junto da fonoaudióloga e psicóloga Sabine Marroni – também pesquisadora do InsCer.

 

Todos os anos, os pesquisadores do InsCer participam de diversos eventos, nacionais e internacionais, voltados às áreas de neurologia e neurociência. A participação no Brain Congress de 2024 reitera o empenho do InsCer em criar e fortalecer conexões com instituições médicas e de pesquisa para buscar as melhores soluções aos pacientes diagnosticados com doenças neurológicas e neurodegenerativas.