22 de Julho de 2024

Hemisfério Cultural | Mathias Pinto Trio - Chorinho

No dia 01 de agosto, quinta-feira, às 12h30, acontece a terceira apresentação do projeto Hemisfério Cultural em 2024, uma realização do Instituto do Cérebro (InsCer) em parceria com o Instituto de Cultura (PUCRS Cultura). A edição traz o artista Mathias Pinto (violão de 7 cordas), com um setlist de Choro, misturando sucessos do gênero, como Lamentos, de Pixinguinha, com composições próprias, como Eu te avisei. Mathias sobe ao palco acompanhado pelos músicos Bruno Silva (trompete) e Samuca do Acordeon (acordeom). O evento acontece no Auditório do InsCer, prédio 63 do Campus da PUCRS, com entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.


O Hemisfério Cultural tem como intuito levar arte e leveza ao Campus da Saúde, por meio da música. Com curadoria do maestro Marcio Buzatto, os eventos promovem apresentações musicais em uma quinta-feira de cada mês, no Auditório do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul. Em 2024, o projeto teve início em abril, em função das enchentes no Rio Grande do Sul, as edições de maio e junho foram adiadas e agora retorna sua programação com apresentações até dezembro.


Confira as datas das próximas apresentações:


• 5 de setembro: Luiza Barbosa – Música Nativista
• 3 de outubro: Hique Gomez – Solo
• 10 de outubro: Carlittos Magallanes – Porto Tango Los Mejores Tangos
• 7 de novembro: Loma & Chão de Areia – Paixão de Vila e Tambor
• 14 de novembro: Andrea Cavalheiro – Divas da Black Music
• 5 de dezembro: Thedy Correa – Solo


Sobre os artistas


Mathias Pinto é compositor e violonista porto-alegrense licenciado em música pelo Instituto Porto-Alegre, pós-graduação em Música com ênfase em Educação Musical pela faculdade da Serra Geral. Coordenador da Oficina de Choro de Porto Alegre e do projeto MPB nas escolas (Instituto Ling). Venceu o Prêmio Açorianos 2020 na categoria de melhor produtor musical. É idealizador e produtor do Festival de Choro da Serra Gaúcha (2022 e 2023).
No ano de 2017, lançou seu disco de estreia chamado Falso Folião e o disco Valentia da cantora Nani Medeiros, ambos com composições próprias. Em 2018, fez a direção musical do longa metragem Plauto, um sopro musical sobre a vida do flautista Plauto Cruz e gravou o disco de estreia do grupo Sexteto Gaúcho, Bicho Solto. Em 2019, criou a OCPA – Orquestra de Choro de Porto Alegre.

Bruno Silva é trompetista natural do Rio de Janeiro. Iniciou seu contato musical na Igreja, com o trompetista Geovane Desidério, e atualmente estuda no Conservatório da OSPA. Atuou, ainda, junto de grandes nomes da música brasileira, como Rashid, Thiago Espírito Santo, Edu Neves, Idriss Boudrioua, Aldivas Ayres, Pascoal Meirelles, Carlos Bala, Rafael Rocha, Josué Lopez, entre outros.

Samuca do Acordeon nasceu em Santo Antônio da Patrulha/RS e é um dos mais notórios acordeonistas da nova geração de músicos do Rio Grande do Sul. Sendo atualmente um dos instrumentistas mais premiados em festivais de música no Sul do Brasil.


________________________________________


Serviço


• O quê? Hemisfério Cultural: Mathias Pinto Trio
• Data: 01 de agosto (quinta-feira)
• Horário: 12h30
• Local: Auditório do InsCer – Prédio 63, Campus da Saúde PUCRS
• Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço