Estudo sugere momento ideal para realiza teste PCR para detecção de covid-19
Um trabalho desenvolvido por estudantes e pesquisadores do InsCer traz mais evidências sobre o melhor período para a realização de um teste PCR para a detecção de covid-19. A revisão sistemática foi publicada na edição de setembro do periódico International Journal of Infectious Diseases.
Intitulado de "When to test for COVID-19 using real-time reverse transcriptase polymerase chain reaction: a systematic review", o artigo reuniu 90 estudos publicados entre janeiro de 2019 e julho de 2021 para avaliar em qual período a testagem apresenta maior assertividade. Ao todo, esses trabalhos incluíram mais de 6,8 mil indivíduos de todas as partes do mundo.
O resultado encontrado apontou que o momento ideal para realizar o teste de PCR é entre o primeiro e o sétimo dia após o início dos sintomas, com a maior taxa de resultado positivo observada, em média, de 6,72 dias. Paula Gabrielli dos Santos, aluna de xxxx e principal autora do estudo, reforça a importância desse tipo de estudo como instrumento auxiliar dos médicos:
"Esse tipo de revisão tem grande impacto em relação à tomada de decisão médica, sendo uma das mais fortes ferramentas da medicina baseada em evidências".
Além de Paula, também assinam o artigo Helena Cristina Valentini Speggiorin Vieira, Vinícius Wietholter, João Pedro Gallina, Thomás Ranquetat Andrade, Daniel Rodrigo Marinowic, Gabriele Goulart Zanirati e Jaderson Costa da Costa, também diretor do InsCer. O material está disponível neste link.