06 de Junho de 2023

11 anos do InsCer: confira a programação completa

As atividades acontecem ao longo do mês de junho para conectar a comunidade às práticas realizadas no Instituto.

O Instituto do Cérebro da PUCRS (InsCer) comemora, no dia 6 de junho, 11 anos de história. Referência nacional e internacional como um centro de pesquisa translacional com foco em doenças neurodegenerativas e oncológicas, o InsCer é a única entidade do país que une um centro de produção de radiofármacos, um centro de diagnóstico por imagem e um vasto setor de pesquisa que oferece o melhor em tecnologia e inovação.  

O InsCer tem, desde seu início, o objetivo de atuar com foco no desenvolvimento transacional em saúde. Os laboratórios onde as pesquisas são feitas foram projetados para o desenvolvimento de estudos pré-clínicos e clínicos com o compromisso de buscar respostas para o entendimento, diagnóstico e tratamento de doenças.  

 Em comemoração aos 11 anos de história, programamos um mês de eventos internos e abertos à comunidade. Confira a programação abaixo: 

  

  • 1/6 – Hemisfério Cultural – aberto à comunidade 

Apresentação musical no auditório do InsCer que faz parte do projeto em parceria com o PUCRS Cultura. 

  

  • 6/6 – Celebração interna para colaboradores 

  

  • 13 e 14/6 – Exposição no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS 

Nos dias 13 e 14/6, entre às 16h e 17h, pesquisadores do InsCer estarão no espaço Zen do Museu da PUCRS para uma atividade que mescla conhecimento e interação! Garanta já seu ingresso pelo site: https://www.pucrs.br/mct/  
   

  • 22/6 – Palestra “Doença de Alzheimer: aspectos clínicos, diagnósticos e o papel do Florbetabeno (18F)” – para convidados 

Promovido pelo Instituto do Cérebro e empresa R2IBF, o evento contará com a participação de três palestrantes renomados na área: o neurologista Dr. Lucas Schilling, o médico nuclear Dr. Diego Pianta e o MSc. Frederico Werlang, farmacêutico supervisor do Centro do Radiofármacos do InsCer, além de um convidado especial. 

A doença de Alzheimer é uma enfermidade neurodegenerativa progressiva que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Compreender seus aspectos clínicos e diagnósticos é fundamental para o desenvolvimento de estratégias eficazes de tratamento e cuidado aos pacientes afetados. Além disso, o papel do florbetabeno (18F), um radiofármaco utilizado em exames de imagem, será discutido em relação ao diagnóstico das demências. 

  

  • 30/6, às 17h – Palestra “Conversando sobre o cérebro” – aberta à comunidade 

Os pesquisadores do InsCer Lucas Schilling, Neurologista, e Eduardo Zimmer, Neurocientista, falam sobre os mistérios do cérebro mesclando clínica com neurociência. Nesse debate descontraído, para a popularização do conhecimento neurocientífico, serão abordados aspectos de saúde e doença cerebral, com foco nas doenças neurodegenerativas.