Grupo de Pesquisa em Radiofármacos – desenvolvimento e produção

O objetivo do grupo de pesquisa em Radiofarmácia é realizar estudos de processos de marcação de novas moléculas bioativas, estudos de tendências sobre o uso de diferentes radioisótopos nos centros de pesquisa de referência no exterior e estudos de viabilidade de produção de marcadores para diagnóstico e para terapia. Pretende-se, no fim, atender as demandas das investigações científicas de várias áreas do conhecimento e da clínica de várias especialidades médicas.

• Paula Kopschina Feltes – doutora, UMCG (Groningen)
  • Bruna Fernandes – doutoranda dupla diplomação PUCRS (PPG Gerontologia Biomédica)/University of Groningen
  • Luiza Reali Nazario – doutoranda dupla diplomação PUCRS (PPG Biologia Celular e Molecular)/University of Groningen
  • Frederico Werlang – mestrando do PPG Biotecnologia Farmacêutica da PUCRS
  • Louise Hartmann – mestre, coordenadora do CPR (InsCer)
  • Guilherme Petersen – doutor, analista do CPR
  • Carine Cavalheiro – farmacêutica, analista do CPR
  • Andrielli Streher – estudante do curso de Farmácia da PUCRS, bolsista
  • Josiane Schwingel Spolavori – química, técnica de laboratório do CPR

LINHAS DE PESQUISA

Marcadores de processos inflamatórios – desenvolvimento de marcadores de receptores TSPO e outros característicos em processos inflamatórios.

Marcadores de processos oncológicos – desenvolvimento de marcadores de moléculas e receptores presentes em células cancerígenas.

Marcadores de processos neurodegenerativos – desenvolvimento de marcadores de moléculas e proteínas cuja presença pode indicar o prenúncio de processos neurodegenerativos.

PRINCIPAIS PROJETOS

O papel da microglia no desenvolvimento da depressão: um estudo com imagens PET. Objetivo: Compreender o envolvimento da neuroinflamação e alterações no metabolismo cerebral no desenvolvimento da depressão em um modelo animal de estresse crônico, através da utilização de radiofármacos para tomografia de emissão de pósitrons (PET).

Desenvolvimento de um radiofármaco para o receptor CD163 de macrófagos presente em eventos inflamatórios. Objetivo: Desenvolver um radiofármaco para marcação do receptor CD163 em eventos anti-inflamatórios.

PRINCIPAIS ARTIGOS PUBLICADOS

Kopschina Feltes, Paula ; Doorduin, Janine ; Klein, Hans C ; Juarez-Orozco, Luis Eduardo ; Dierckx, Rudi Ajo; Moriguchi-Jeckel, Cristina M ; de Vries, Erik FJ . Anti-inflammatory treatment for major depressive disorder: implications for patients with an elevated immune profile and non-responders to standard antidepressant therapy. JOURNAL OF PSYCHOPHARMACOLOGY, v. 31, p. 026988111771170-17, 2017.

Kopschina Feltes, Paula; de Vries, Erik FJ; Juarez-Orozco, Luis Eduardo; Kurtys, E. ; Dierckx, Rudi Ajo ; Moriguchi-Jeckel, Cristina M ; Doorduin, Janine. Repeated social defeat induces transiente glial activation and brain hypometabolism: a PET imaging study. JOURNAL OF CEREBRAL BLOOD FLOW & METABOLISM, 2017.

Parente, A. ; Kopschina Feltes, P. ; Vallez Garcia, D. ; Sijbesma, J. W. ; Moriguchi Jeckel, C. M. ; Dierckx, R. ; de Vries, E. F. ; Doorduin, J. . Pharmacokinetic analysis of 11C-PBR28 in the rat model of herpes encephalitis (HSE): comparison with (R)-11C-PK11195. THE JOURNAL OF NUCLEAR MEDICINE, 2016.

Toyohara, Jun ; Sakata, Muneyuki ; Fujinaga, Masayuki ; Yamasaki, Tomoteru ; Oda, Keiichi ; Ishii, Kenji ; Zhang, Ming Rong ; Moriguchi Jeckel, Cristina Maria ; Ishiwata, Kiichi . Preclinical and the first clinical studies on [11C]ITMM for mapping metabotropic glutamate receptor subtype 1 by positron emission tomography. NUCLEAR MEDICINE AND BIOLOGY, v. 40, p. 214-220, 2013.

Moriguchi Jeckel, Cristina M.; LOPES, Rodrigo P. ; BERLEZE, Maria Cristina ; Luz, Clarice ; FEIX, Leandro ; Argimon, Irani Iracema de Lima ; Stein, Lilian M. ; Bauer, Mois& . Neuroendocrine and Immunological Correlates of Chronic Stress in ‘Strictly Healthy’ Populations. NEUROIMMUNOMODULATION, v. 17, p. 9-18, 2010.

E-mail: [email protected]