Força-tarefa de combate à COVID-19
Mais de 50 profissionais e pesquisadores da PUCRS, incluindo docentes da Escola de Medicina, Escola de Ciências da Saúde e da Vida, Escola de Humanidades, Escola Politécnica, Instituto do Cérebro do RS (InsCer), Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) e do Hospital São Lucas estão mobilizados na busca de soluções para diferentes questões que envolvem a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).
O objetivo da iniciativa é promover um apurado posicionamento técnico e científico para o estado do Rio Grande do Sul, frente a todas as incertezas relacionadas ao comportamento da infecção e ao tratamento da patologia do Covid-19.
Algumas das medidas emergentes anunciadas pelo grupo são a disponibilização de estruturas da Universidade, como os laboratórios do InsCer, para diagnósticos moleculares e a busca de diagnósticos mais rápidos e de menor custo, estudos de possíveis fármacos com abordagem computacional e em cultura de células, auxílio ao sistema de telemedicina para o Estado, possível uso de terapias avançadas como terapia celular autóloga e análise através de inteligência geoespacial.
Além disso, o grupo aderiu a um contínuo status de alerta e disponibilidade para discussão de medidas preventivas à população e aos profissionais da saúde, aos estudos de mecanismos celulares e moleculares, além do apoio aos centros de referência nos diagnósticos de casos suspeitos.
Segundo o vice-reitor da PUCRS e coordenador da força-tarefa, Jaderson Costa da Costa, “é chegado o momento de juntos buscarmos estratégias e ações baseadas no conhecimento científico disponível e em pesquisas que desenvolveremos para que resultados a curto prazo possam contribuir para sustar a progressão dessa pandemia e assim proteger nossa sociedade”.
A força-tarefa é composta por grupos de trabalho que atendem a diferentes demandas geradas pela expansão do vírus. Confira os vídeos e saiba como cada um está atuando.
- Dados/Inteligência: busca subsidiar estratégias de gestão em health analyctics, por meio de inteligência geoespacial, artificial e plataformas digitais.
- Molecular/Experimental: o objetivo é desenvolver uma metodologia mais barata e ágil para detecção do coronavírus, visando atender a grande demanda da área de diagnóstico.
- Diagnóstico: visa proporcionar um diagnóstico molecular rápido do novo Coronavírus para apoiar as decisões dos médicos, especificamente, no Hospital São Lucas da PUCRS.
- Tratamento: propõe investigar a possibilidade de reposicionamento de fármacos antivirais já conhecidos e que possam auxiliar no tratamento de pacientes com a COVID-19, bem como avaliar a terapia com células tronco: etapa in silico/in vitro, etapa com células tronco e Estudos/Ensaios Clínicos.
- Terapia celular: o objetivo principal é a realização de um ensaio clínico fase I em curto prazo para a padronização, segurança, factibilidade e eficácia do transplante autólogo de células-tronco da medula óssea em pacientes infectados pelo Coronavírus, internados no Hospital São Lucas, que venham a desenvolver sintomas respiratórios agudos graves. Composto por professores e pesquisadores com experiências nas áreas de terapia celular, biologia celular e molecular, radiologia e respirologia, o grupo está comprometido com o desenvolvimento de estratégias inovadoras e terapêuticas, através de uma metodologia eficaz e segura de terapia avançada como uma ferramenta para o tratamento de pacientes infectados que não respondam às terapias convencionais. Em um outro segmento dentro do grupo, será construída uma plataforma de ensaios in vitro para a investigação dos principais mecanismos e o estudo do desenvolvimento de possíveis sequelas causadas pela Covid-19.
- Atendimento remoto médico/saúde mental: busca conectar profissionais da saúde mental para atender voluntariamente quem está na linha de frente contra o Covid-19.
- Labs Tecnopuc IDEIA: desenvolve prototipagem e equipamentos para proteção individual (EPIs), tais como máscaras, válvulas e componentes dos respiradores além de outros modelos de equipamentos voltados aos profissionais da saúde.
- Impacto nas crianças: o objetivo deste grupo é estudar o impacto do COVID e da quarentena em aspectos cognitivos e comportamentais das crianças, com especial interesse nas crianças com transtornos do desenvolvimento, durante a pandemia e após. O grupo é constituído por neurologistas infantis, psiquiatras, psicólogos, educadores. As atividades previstas versam sobre projetos de pesquisa que serão desenvolvidos em diversos temas, que vão desde pesquisas a nível molecular e de marcadores de estresse, a questões de influência no sono, alterações acadêmicas e comportamentais.
- Cérebro e Covid-19: avaliação neurológica, neuropsicológica, estrutural e funcional do cérebro de pacientes acometidos por infecção grave pelo Covid-19
- Startups: visa acompanhar as ações e projetos envolvendo o COVID-19 das startups localizadas no Tecnopuc.
- Idosos e Covid-19: avaliar a situação social, grau de dependência, situação de fragilidade, parâmetros nutricionais, aspectos emocionais, e o manejo das doenças crônicas durante a pandemia e os impactos da restrição social em idosos. Através do Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG) e de uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da PUCRS, busca identificar idosos com maior suscetibilidade para desenvolver infecções graves através de diversos parâmetros sociodemográficos, além de biomarcadores celulares e moleculares.
Conheça os integrantes dos grupos:
Coordenação: Jaderson Costa da Costa
- Dados/Inteligência (Regis, Brito e Rafael)
- Everton Quadros
- Eliete Hauser
- Guilherme Brito
- Regis Lahm
- Rafael Prikladnicki
- Miriam Richardtz
- Andressa Silva
- Nathalia Esper
- Lori Viali
- Márcio Pinho
- Diagnóstico (Saulo)
- Saulo Bornhorst
- Ana Ligia Bender
- Clarice Alho
- Ana Paula Duarte
- Samuel Greggio
- Francieli Pedrotti Rozales
- Mariana Pagano Pereira
- Terezinha Munhoz
- Molecular experimental (Daniel)
- Denise Cantarelli
- Gabriele Zanirati
- Angela Zanatta
- Guilherme Silva Costa
- Fernando Xavier
- Matheus Grahl
- Simone Denise Salamoni
- Daniela Souza de Abreu
- Ricardo Vaz Breda
- Gabriela Urbanski Avila
- Etapa in silico/in vitro (Allan, Matheus e Osmar)
- Felipe Rodrigues
- Isadora Ghilardi
- Matheus Grahl
- Guilherme Brito
- Allan Alcará
- Osmar Norberto de Souza
- Ana Paula Perin (UFRGS)
- Rodrigo Braun (UFCSPA)
- Maurício Rigo
- Carlo Moro
- Etapa in vivo (Gabriele)
- Gabriele Zanirati
- Pamella Azevedo
- Gianina Venturin
- Samuel Greggio
- Angela Zanatta
- Daniel Marinowic
- Bruno Hochhegger
- Matheus Grahl
- Clinical trial (Nathalia e Graciane)
- Jaderson Costa da Costa
- Graciane Radaelli
- Bruno Hochhegger
- Fabiano Ramos
- Nathalia Esper
- Fernanda Majolo
- Guitierre Oliveira
- Saúde mental (Rodrigo)
- Carla Bonan
- Jaderson Costa
- Rodrigo Grassi de Oliveira
- Christian Kristensen
- Maurício Reggiori
- Thiago Viola
- Felipe Meneguzzi
- Labs Tecnopuc IDEIA (Jorge Audy)
- Jorge Audy
- Saulo Bornhorst
- Rafael Prikladnicki
- Leandro Firme
- Denis Barbieri
- Eduardo Giugliani
- Ana Von Berger
- Filipe Viana
- Janete Urbanetto
- Flavia Fiorin
- Idosos (Douglas)
- Douglas Sato
- Denise Machado
- Maria Helena da Silva Pitombeira Rigatto
- Moisés Evandro Bauer
- Iná da Silva dos Santos
- Ângelo José Gonçalves Bós
- Gisele Hansel
- Paula Engroff
- Impacto nas crianças (Magda)
- Magda Nunes
- Felipe Kalil
- Luís Eduardo Wearick
- Danielle Costa
- Gibsi Rocha
- Augusto Buchweitz
- Rodrigo Grassi
- Thiago Viola
- Cérebro/Neuro (Mirna e Nathalia)
- Mirna Portuguez
- Ricardo Soder
- Eduardo Leal-Conceição
- Nathalia Esper
- Zaquer Costa Ferro
- Wyllians Borelli
- Daniel Marinowic
- Fabiano Ramos
- David Kerber
- Startups (Flávia)
- Flávia Fiorin
- Leandro Pompermaier
- Rafael Prikladnicki
- Carlos Klein