11 de Julho de 2019

PUCRS é contemplada no edital Capes PrInt

capes_print-907x550

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta segunda-feira, 20 de agosto, o resultado preliminar do Programa Institucional de Internacionalização (Capes/PrInt). A PUCRS foi uma das 25 instituições de ensino superior (IES) contempladas com os recursos, dentre as quais 20 são públicas e apenas cinco privadas. Os recursos de 2018 serão destinados a projetos com início no mês de novembro, com um prazo de duração de 4 anos. A partir de 2019, a Capes prevê investir R$300 milhões anuais no Programa.

O edital, aberto em novembro de 2017, mobilizou os esforços das equipes da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Assessoria de Cooperação Internacional. De acordo com a pró-reitora Carla Bonan, “a aprovação desta proposta certamente representa um marco para a internacionalização da PUCRS, com o desenvolvimento de temas prioritários nas áreas de pesquisa e pós-graduação e consolidação de parcerias estratégicas internacionais”, avalia.

Sobre o Capes/PrInt

Concebido para desenvolver e implementar a internacionalização das áreas de conhecimento escolhidas pelas instituições selecionadas, o Capes/PrInt almeja ainda estimular a formação de redes de pesquisas internacionais. Com essa iniciativa, a Capes pretende ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação e o consequente aprimoramento da qualidade da produção acadêmica oriunda deste segmento da educação. A mobilidade de professores e alunos, também está prevista no escopo de Programa, incentivando a transformação das instituições participantes em um ambiente internacional.