• douglas

Médicos, gestores e lideranças ligadas à área da inovação, entre outros especialistas, apresentaram suas contribuições sobre as novidades tecnológicas que impactam o cenário da saúde durante o Primeiro Health Tech Conference da Escola de Medicina da PUCRS e Instituto do Cérebro do RS. O vice-reitor e diretor do InsCerJaderson Costa da Costa, fez a abertura do evento nesta sexta-feira, 5 de outubro, no teatro do prédio 40 da Universidade. Acompanhado do decano da Escola de MedicinaJefferson Braga Silva, Costa salientou a importância de quem trabalha no setor de estar a par das inovações em tecnologia.

A palestra inicial foi do chief executive officer da GestãoDS – Software para clínicas e consultórios médicos, David Sena. Ele traçou um panorama dos dispositivos utilizados na medicina e ressaltou que os processos regulatórios representam os maiores entraves ao desenvolvimento se novas tecnologias na área médica. O diretor de Inovação do Hospital Albert Einstein, Claudio Terra, também trouxe seu conhecimento e experiências para o evento.

O superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, contextualizou as inovações que estão acontecendo em todos os setores, incluindo o da saúde. “Precisamos transformar conhecimento em desenvolvimento econômico e social, que é o que os países desenvolvidos estão fazendo há décadas”. O superintendente de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do InsCer, Douglas Sato, fez a associação entre a área acadêmica e a indústria para criar novos produtos, e afirmou que a tecnologia utilizada na medicina não é algo do futuro, mas do presente. “Já se trabalha na identificação de pessoas com alto risco de desenvolver alguma doença para que comecem a ser tratadas antes mesmo de apresentarem o primeiro sintoma”, afirmou.

Organizado pela Escola de Medicina e GestãoDS, o evento teve o apoio do InsCer e do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). O objetivo foi proporcionar debates e atualizações sobre o setor de health tech, um dos que mais cresce nos últimos anos. As iniciativas para a área da saúde vão desde o uso de prontuários eletrônicos, robótica até inteligência artificial. O futuro apresenta um cenário desafiador na área da saúde.