07 de Dezembro de 2018

Prêmio Prof. Garcia do Prado

premio-prado-031-684x395-684x395

Trabalho realizado pelo Instituto Gaúcho de Cirurgia da Coluna Vertebral, em parceria com o Instituto do Cérebro do RS, PUCRS e PUCPR, foi o vencedor do Prêmio Professor Garcia do Prado de Anatomia Humana. Intitulado “Avaliação do triângulo de segurança lombar através de ressonância nuclear magnética”, ele teve como objetivo avaliar a zona triangular de segurança lombar, seus limites e sua relação com o gânglio da raiz dorsal através da ressonância nuclear magnética. Baseado nos dados e análises realizadas, foi concluído que o conhecimento dos limites da zona triangular de segurança através da imagem de ressonância magnética aumenta a segurança dos procedimentos minimamente invasivos na coluna lombar.

O trabalho foi conduzido por Fernando A. Dannebrock, junto a Erasmo Zardo, Marcus S. Ziegler, Carlos Marcelo Severo, Joel Abranczuk, em parceria com Ricardo Soder e Graciane Radaelli do Instituto do Cérebro do RS, com a participação da professora Carla Schwank, da Geriatria e Emiliano Vialle, da PUCPR, de Curitiba.

Sobre o prêmio

Trata-se de um evento bianual instituído pela Faculdade de Biociências da PUCRS por iniciativa do Professor Luiz Alberto Garcia do Prado, então coordenador do Departamento de Ciências Morfofisiológicas e titular da disciplina de Anatomia Humana. Seu objetivo tem o de sido estimular a pesquisa na área da Anatomia Humana entre alunos e professores vinculados a universidades brasileiras e, mais recentemente, ao Mercosul. Sua primeira edição ocorreu em 1986.