Esclerose múltipla: nível de cortisol, desempenho das funções executivas e a influência da velocidade de processamento da informação.

Pesquisadores: Jefferson Becker, Morgana Scheffer, Rosa Maria Martins de Almeida e Fernanda Dal Cero Rebelo Resumo: Os processos relacionados aos déficits cognitivos ao longo do tempo são complexos. Estes processos envolvem múltiplos domínios e seus circuitos cerebrais correspondentes. Dados mostram que há uma disfunção do eixo Hipotalâmico-Pituitário-Adrenal (HPA) em indivíduos diagnosticados com EM e que ..

Coordenador: Jaderson Costa da Costa, MD, PhD Integrantes: Gabriele Zanirati, PhD; Pamella Azevedo, PhD; Gianina Teribele Venturin, PhD; Samuel Greggio, PhD; Daniel Marinowic, PhD; Eduardo Zimmer, PhD; Paula Kopschina Feltes, PhD; Allan Marinho Alcará (graduando em biologia); Paula Gabrielli dos Santos (graduanda em farmácia). Resumo: A depressão é considerada a condição psiquiátrica mais frequente em ..

Coordenador: Jaderson Costa da Costa, MD, PhD Integrantes: Gabriele Zanirati, PhD; Pamella Azevedo, PhD; Gianina Teribele Venturin, PhD; Samuel Greggio, PhD; Daniel Marinowic, PhD; Eduardo Zimmer, PhD; Paula Gabrielli dos Santos (graduanda em farmácia); Karine Morche (graduanda em medicina). Resumo: A epilepsia do lobo temporal (ELT) é um dos tipos mais comuns de epilepsia na ..

Pesquisa mostra benefícios do conhecimento de Hunsrückisch na leitura

O Hunsrückisch ou hunsriqueano é originário dos dialetos dos imigrantes vindos principalmente da região do Hunsrück, no sudoeste da Alemanha, há quase 200 anos. No Brasil, o idioma é falado no interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo. Aqueles que falam hunsriqueano normalmente não escrevem nem leem palavras nessa língua. ..

Molécula de aranha pode trazer benefícios à saúde

Após quatro anos de estudos, a tese de doutorado de Rodrigo Braccini foi publicada na revista internacional Molecular Neurobiology. Em uma parceria entre o Centro de Pesquisa de Toxicologia e Farmacologia (INTOX; PUCRS), o Instituto do Cérebro do RS, e o Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte, a tese busca uma ..

Pesquisa do InsCer é publicada em revista internacional

Um estudo feito no InsCer acaba de ser publicado na revista International Psychogeriatrics, uma referência na área de neurogeriatria. Intitulado “Achados neurobiológicos associados à performance cognitiva elevada em idosos: revisão sistemática”, o artigo tem por objetivo fazer uma revisão ampla da literatura sobre os denominados superidosos (acima de 80 anos) para buscar achados nesta população, ..

VIVA – Vida e Violência na Adolescência

Coordenador: Prof. Dr. Augusto Buchweitz Integrantes: Prof. Dr. Alexandre Rosa Franco, Prof. Dr. Rodrigo Grassi-Oliveira. A violência entre adolescentes vem crescendo em números alarmantes. Os efeitos da exposição à violência nessa faixa etária incluem deterioração do desempenho escolar, dificuldade de concentração, problemas de frequência às aulas e aumento da taxa de abandono escolar. Ela rouba do ..

Cadastro de Voluntariado para Pesquisa – InsCer

O Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul – PUCRS desenvolve, há quatro anos, inúmeras pesquisas científicas baseadas em metodologias distintas e em constante atualização, para alcançar promissores resultados nas áreas de demências, doenças neurodegenerativas, doenças neuropsiquiátricas e acidentes vasculares cerebrais. Em constante processo de investigação, nossos pesquisadores necessitam de voluntários para o andamento ..